Doutor Jairo
Ouça » Tira Dúvidas

PrEP: saiba quando o remédio para prevenção do HIV é recomendado

A PrEP, para quem não sabe, é a Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV, causador da Aids
A PrEP, para quem não sabe, é a Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV, causador da Aids - iStock

Redação Publicado em 03/02/2021, às 09h00

"Você confia na PrEP? Devo tomar?"

A PrEP, para quem não sabe, é a Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV, causador da Aids. A PrEP consiste em tomar um remédio diariamente (uma combinação de dois antiretrovirais), que é altamente eficaz na prevenção da infecção pelo vírus HIV.

Quando a pessoa toma esse remédio corretamente é possível evitar a multiplicação e a infecção pelo vírus. Então, sim, eu confio no PrEP, afinal, os resultados têm sido muito bons e as pesquisas científicas mostram uma prevenção muito eficaz contra o vírus HIV.

Vale lembrar que a prevenção é indicada a pessoas que se expõem a risco. Ou seja, ele é mais comumente indicado a pessoas que vivem em relações sorodiferentes (quando uma é positiva e a outra não), para casos de homens que fazem sexo com outros homens, mulheres trans, profissionais do sexo ou pessoas que vivem em situação de privação de liberdade.

Entretanto, é importante discutir com o seu médico sobre a recomendação da PrEP. Vale lembrar, também, que a terapia não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), então o uso de preservativo continua sendo necessário, assim como a testagem e acompanhamento de eventuais infecções que possam surgir.