Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Meus filhos menores de idade estão bebendo, e agora?

O consumo de álcool aumentou consideravelmente para muitas pessoas
O consumo de álcool aumentou consideravelmente para muitas pessoas - iStock

Redação Publicado em 15/04/2021, às 09h00

Como faço para os meus filhos pararem de beber? Os dois são menores de 18 anos e o hábito piorou com a pandemia, quando eles vão na casa dos amigos.

Uma seguidora enviou esse relato e Jairo Bouer explicou que beber antes dos 18 anos de idade, além de ilegal, pode trazer problemas para a saúde. “Essa é uma fase da vida em que o sistema nervoso ainda está se formando e o jovem ainda tem muitas inseguranças e questões de autoestima”, disse. “Se ele começa a beber antes dos 18, acaba tendo uma chance maior de desenvolver padrões complicados de consumo de álcool, como abuso e dependência”. Por isso, é importante não deixar os filhos beberem ou ter uma conversa para que não bebam antes dos 18 anos.

Com a pandemia, muita gente começou a beber em maior quantidade e com uma frequência maior. Esse, inclusive, parece ser o caso dos filhos da seguidora que fez a pergunta. Logo, seria importante conversar com os pais desses outros colegas também e explicar a preocupação. Muita gente está recorrendo à bebida para lidar com a ansiedade e as incertezas desse momento, mas essa não é a melhor estratégia!

Veja: