Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Estou com uma micose na virilha que não melhora; o que fazer?

Micose na virilha é uma causa comum de coceira na região; se não tratada logo, pode atingir outras áreas - iStock
Micose na virilha é uma causa comum de coceira na região; se não tratada logo, pode atingir outras áreas - iStock

Redação Publicado em 24/06/2022, às 09h00

“Doutor, estou com uma micose na virilha e o médico me passou um remédio. Já faz uns três dias que estou usando e a pele do meu testículo ainda está vermelha e coçando muito, parece meio lisa. Isso pode ser por causa da pomada?”

É provável que o médico tenha receitado um antimicótico, pomada usada para tratar a micose, uma infecção provocada por um fungo. Esse tipo de micro-organismo gosta muito da virilha por ser uma região do corpo bastante quente e úmida.

Assim, se a gente não se seca direito ou está com alguma dificuldade na imunidade local, esse fungo pode ganhar espaço e provocar um quadro de micose.O ideal é esperar, aproximadamente, uma semana após o início do uso do antimicótico para notar uma melhora.

Se a situação não melhorar nos próximos dias, a recomendação é retornar ao médico, de preferência um dermatologista, para que possa ser feita uma reavaliação e, eventualmente, uma troca do remédio. Afinal, alguns fungos podem ser mais resistentes a determinados tipos de medicamentos. 

Confira:

Medidas de higiene também ajudam

Além do tratamento, medidas de higiene também são fundamentais e devem ser seguidas à risca para a cura completa. Isso inclui:

  • Manter a área sempre seca, antes e após o banho; ou seja, enxugar-se devidamente e sempre manter a região seca. Não permanecer, portanto, com roupas molhadas ou úmidas de suor por muito tempo após exercícios físicos, banhos de mar, piscina etc.
  • Tomar banho à noite. Muitas pessoas relatam tomar banho somente pela manhã e esse é um hábito inadequado para nós, que moramos em um país tropical. Durante o dia suamos e o suor se acumula nas regiões de dobras (pescoço, axilas, virilhas e glúteos) e nas áreas cobertas (axilas, virilhas, glúteos e pés), sendo o ideal tomar banho à noite. Quem não higieniza o corpo através do banho noturno vai dormir com o corpo úmido, favorecendo o crescimento de micro-organismos.