Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Estar sob efeito de droga no sexo dá mais prazer?

O álcool, por exemplo, favorece comportamentos de risco e a probabilidade de relações sexuais sem preservativo - iStock
O álcool, por exemplo, favorece comportamentos de risco e a probabilidade de relações sexuais sem preservativo - iStock

Redação Publicado em 02/08/2022, às 09h00

“Doutor, ter relação sexual sob o efeito de droga para aumentar o prazer pode ter algum efeito colateral ou risco para a saúde?”

Usar qualquer tipo de droga pode, eventualmente, provocar riscos à saúde. Se a substância tem uma origem desconhecida, por exemplo, e não se sabe ao certo como ela é feita, o perigo é ainda maior. Além disso, obviamente, se a pessoa faz um uso repetido, os riscos também aumentam.

Nunca é uma boa ideia vincular um aspecto da nossa vida com algum tipo de substância. Por exemplo, pensar: “Só vou conseguir prazer no sexo se eu usar uma droga X, Y ou Z” leva o cérebro a fazer uma associação entre esses fatores e aumenta as chances de uso exagerado.

Assim, além dos riscos, perde-se a oportunidade de descobrir outras formas de ter prazer no sexo sem ser com o uso de drogas, bem como vivenciar outras experiências que poderiam ser tão prazerosas quanto.

Confira:

E o álcool? Dá mais prazer?

Isso não necessariamente acontece. Em um primeiro momento, o álcool até funciona como estimulante, a pessoa pode ficar mais relaxada, empolgada e ter a sua ansiedade reduzida. 

Muitas vezes, quando vamos fazer sexo, estamos muito ansiosos, o que acaba impactando no nosso desempenho sexual. Dessa forma, em suas doses iniciais, o álcool consegue fornecer a sensação de ter mais prazer no sexo devido a essa inibição da ansiedade. 

A questão é que as pessoas começam a beber mais porque acreditam que terão um prazer maior, mas, em grandes quantidades, o álcool acaba prejudicando as respostas do corpo ao estímulo sexual, já que ele é um depressor do sistema nervoso central. 

Assim, o que era para ser bom, fica sem graça e, às vezes, o indivíduo desiste no meio porque não consegue seguir em frente. Por isso, é importante dissociar essa ideia de que estar sob efeito de bebidas alcoólicas é sinônimo de mais prazer no sexo.