Doutor Jairo
Ouça » Dúvida

Encostar em uma mancha de sangue oferece risco de HIV?

Segundo a Unaids, cerca de 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com o HIV - iStock
Segundo a Unaids, cerca de 38 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com o HIV - iStock

Redação Publicado em 19/03/2022, às 09h00

“Doutor, sentei de vestido em cima de uma mancha de sangue e só fui perceber muito tempo depois. Nesse intervalo, fui ao banheiro. Será que posso ter me contaminado com o vírus HIV?”

O vírus HIV, agente causador da síndrome da imunodeficiência adquirida, mais conhecida como AIDS,não é transmitido dessa forma.

De uma menira geral, a transmissão do HIV acontece por relações sexuais desprotegidas, da mãe para o filho durante a gestação, na amamentação ou durante o parto, e através do compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas.

Tirando essas situações, o HIV não é transmitido. Ou seja, uma pessoa que senta sobre uma mancha de sangue não está sujeita a nenhum tipo de risco de contaminação.   

Confira:

Como se  previne o HIV?

Existem várias formas de prevenção contra o HIV. Os preservativos, tanto peniano quanto o vaginal, desempenham papel importante na prevenção não apenas desse vírus, mas também inúmeras outras IST. Mas também há outros recursos importantíssimos, como a PrEP e a PEP.

PrEP – Profilaxia Pré-Exposição

PrEP é um medicamento antirretroviral tomado diariamente que impede a infecção pelo vírus HIV. É uma combinação de antirretrovirais que tem o intuito de criar uma espécie de blindagem no organismo de uma pessoa que venha a entrar em contato com o vírus.

Se isso ocorrer, a infecção não acontece, porque a PrEP está circulando no sangue, o que explica o motivo de ser uma medida profilática pré-exposição. Porém, nem todas as pessoas podem tomar os comprimidos que compõem a PrEP, mas sim:

  • Homens gays, bissexuais e outros homens que fazem sexo com homens;
  • Pessoas trans (mulheres transexuais, travestis, homens trans e pessoas não-binárias);
  • Profissionais do sexo ou pessoas que eventualmente recebam dinheiro ou benefícios em troca de serviços sexuais;
  • Pessoas que estejam se relacionando com uma pessoa vivendo com HIV (casais sorodiferentes).

PEP – Profilaxia Pós Exposição

É como se fosse uma pílula do dia seguinte. Uma pessoa que se expôs ao vírus HIV, seja através de relação sexual desprotegida ou até acidente ocupacional contendo sangue, pode procurar o serviço especializado e solicitar os medicamentos que compõem o esquema da PEP. Resumindo: a PEP é indicada para qualquer pessoa que se expôs ao risco de contrair HIV.

Porém, é importante frisar: você tem até 72 horas após a exposição para iniciar o tratamento pós-exposição e os medicamentos devem ser tomados durante 28 dias.