Pular para o conteúdo

Diagnóstico de transtorno de personalidade borderline: o que isso significa?

Jairo Bouer

21/10/2020 08:00




Dúvida da Júlia: Doutor, fui diagnosticada com transtorno de personalidade borderline e sofro muito com isso. Você pode explicar melhor?

Dr. Jairo Bouer: Júlia, vamos explicar então o que é o transtorno de personalidade do tipo borderline. Quais são os principais sintomas?

São pessoas que têm uma instabilidade emocional maior, são bastante reativas, têm muito receio, muito medo de rejeição, o humor pode variar muito de uma hora para outra e isso acaba provocando uma instabilidade nos relacionamentos e uma relação com a autoimagem, com o corpo, que também varia muito. Vai desde a idealização até uma desvalorização extrema.

Há um sentimento de vazio crônico, dificuldade em controlar a raiva, a pessoa é mais impulsiva, o que muitas vezes pode levar a um risco maior de automutilação e até de tentativas de suicídio.

Por isso é muito importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, e com o tratamento, com acompanhamento, que envolve terapia e, às vezes, até o uso de medicamento, você consegue de alguma forma estabilizar um pouco as tuas variações de humor e causar menos impacto para a sua vida profissional, afetiva, para os seus relacionamentos familiares, com amigos e por aí vai.

Essa instabilidade pode melhorar, sim, e é fundamental que você tenha suporte, tenha o apoio de um psicoterapeuta, e, muitas vezes, de um psiquiatra, para, junto com você, traçar o melhor esquema de acompanhamento medicamentoso, se for necessário.

Saiba mais:

Borderline: entenda como os sintomas interferem nos relacionamentos

Livro conta a trajetória de garota com traços de personalidade borderline

Veja também:

Veja, também, outros vídeos no meu canal no YouTube

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS