Doutor Jairo
Ouça » Tira Dúvidas

"Como ajudar minha mãe nos momentos mais difíceis da depressão?"

Em momentos como esse, é fundamental ouvir, mostrar que está presente e transmitir segurança
Em momentos como esse, é fundamental ouvir, mostrar que está presente e transmitir segurança - iStock

Dr. Jairo Bouer Publicado em 06/01/2021, às 09h00

"Minha mãe tem depressão e em alguns momentos ela fica muito angustiada e com medo. Eu fico perdido e não sei o que fazer nessas horas"

Imagino que você já tenha levado a sua mãe ao psiquiatra e que ela já tenha iniciado o tratamento. Vale lembrar que os tratamentos medicamentosos para a depressão às vezes podem demorar algumas semanas para surtir efeito e, eventualmente, se eles não alcançarem os objetivos desejados, o médico pode ter que trocar os remédios.

Entretanto, mesmo em tratamento, a pessoa, em alguns momentos, ainda pode ter crises de angústia, de ansiedade ou de medo e, de fato, é muito importante para quem está ao lado saber como agir. Em momentos como esse, é fundamental você ouvir, mostrar que está ali do lado, transmitir uma segurança de que essa fase vai passar e não desmerecer a queixa ou sofrimento que a pessoa está tendo no momento.

Caso você tenha dificuldades em lidar com tudo isso, pode ser o momento de procurar uma psicoterapia para você, assim como para a sua mãe também, além do uso dos remédios.