Doutor Jairo
Ouça » Fala aí

Com 21 anos o pênis ainda pode crescer?

Jairo Bouer tira dúvida de seguidora - iStock
Jairo Bouer tira dúvida de seguidora - iStock

Redação Publicado em 28/10/2021, às 09h00

“Meu namorado de 21 anos tem o pênis pequeno e fez cirurgia de apendicite aos quatro anos. Uma coisa tem relação com a outra? Será que o pênis dele ainda vai crescer mais?"

Jairo Bouer explica, primeiramente, que a cirurgia de apendicite e o tamanho do pênis são duas situações completamente diferentes. A cirurgia ocorre, normalmente, quando há uma inflamação no apêndice e é preciso corrigir o problema, mas isso não tem nenhuma relação com o desenvolvimento do pênis.

“Aos 21 anos, eu acho pouco provável que o pênis ainda vá se desenvolver. Possivelmente esse é o tamanho de pênis que ele vai ter durante toda a sua vida”, acrescenta o médico.

Ouça a resposta completa:

Como medir o pênis de forma correta?

Uma das principais dúvidas de quem quer descobrir o tamanho do pênis é se a medição deve ser feita por baixo, pelo lado ou por cima. Existem diversas técnicas e possibilidades, mas a mais aceita é a medida por cima. 

Nesse caso, é preciso que o homem encoste a régua no púbis – osso localizado próximo ao pênis – e meça até a ponta do órgão (a glande). Obviamente, se o prepúcio tiver um, dois ou três centímetros a mais do que o pênis, não entra na conta.  

Assim, o que deve ser levado em consideração é a dimensão do corpo do pênis, desde a base dele (no púbis), até a ponta – a glande. Se a medida for feita pela parte de baixo, provavelmente o resultado será maior. Mas essa não é a contagem adequada. A mesma coisa vale para a medição pelo lado do pênis.