vitamina b12: entenda sua importância

A vitamina B12 é um nutriente essencial para a manutenção das células do sistema nervoso. Além disso, ajuda na produção de DNA e também dos glóbulos vermelhos do sangue.

A vitamina B12 é encontrada naturalmente em alimentos de origem animal, como peixes, carnes, aves, ovos e laticínios. Alguns produtos industrializados são enriquecidos com o nutriente.

Algumas pessoas são propensas à deficiência de vitamina B12, como quem sofre de doenças autoimunes, como a anemia perniciosa, a gastrite atrófica ou doenças inflamatórias intestinais.

Pessoas que passaram por cirurgia bariátrica, ou que comem pouco ou nenhum alimento de origem animal, como vegetarianos e veganos, também podem precisar de suplementação.

Certos medicamentos, como os inibidores do ácido gástrico (para tratar refluxo gastroesofágico ou úlcera), ou os antidiabéticos, podem interferir na absorção de B12.

Com o tempo, a falta de vitamina B12 pode danificar o sistema nervoso e provocar depressão, problemas de equilíbrio e até demência, por isso é importante tratar o mais rápido possível.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Cármen Guaresemin e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Ministério da Saúde