verrugas: causas e tratamentos

Selfies trazem peles perfeitas, imaculadas. Mas, na vida real, há sinais, marcas de nascença, cicatrizes, sardas ou verrugas. 

O que são verrugas?

São lesões cutâneas provocadas pelo papilomavírus humano. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV! O vírus penetra na pele por feridas ou microfissuras. 

Quais são os tipos de verrugas?

Verrugas vulgares ou comuns

Mais frequentes na infância, são irregulares, endurecidas e ásperas. Surgem em áreas de atrito, como mãos, dedos, cotovelos, joelhos e ao redor das unhas.

Verrugas plantares

Aparecem na planta dos pés e são conhecidas como "olho de peixe", por causa dos pontinhos escuros no centro. São muitas vezes confundidas com calos.

Verrugas genitais

Atingem a mucosa genital, uretra, vagina, colo do útero, na região perianal ou mucosa oral. Atenção: essas verrugas podem evoluir para câncer nessas regiões.

Acometem pessoas com mais idade, e se localizam na face, pescoço, pálpebras e lábios. O nome se deve à forma fina e alongada.

Verrugas filiformes

Têm forma de bolinhas acastanhadas ou amareladas e superfície lisa. Em geral, surgem na face e no dorso das mãos de adolescentes. 

Verrugas planas

Ficar cutucando a verruga pode levar a uma autoinoculação. O HPV também é transmitido por contato sexual e via materno fetal, durante o parto. Detalhe: a verruga não aparece imediatamente... 

A pele pode apresentar muitos "distúrbios", como pintas ou nevos, caroços (como os lipomas) e verrugas, entre outras manifestações. Isso gera muita confusão. 

Parece, mas não é

Porém, a maioria dessas lesões não decorrem de uma infecção pelo HPV, ou seja, não são verrugas. E atenção: um câncer de pele pode ser confundido com verruga por uma pessoa leiga.

As verrugas podem desaparecer espontaneamente, em especial nas crianças. Mas sempre há o risco de o vírus se proliferar pela pele e mucosas.

Ué, a verruga sumiu?

Consulte um dermatologista. Não tente tirá-las por conta própria, pois isso pode trazer complicações. Não se arrisque!

Eliminar verrugas em casa?

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Health.com, American Academy of Dermatology (AAD), Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional São Paulo (SBD - RESP)