Por que bocejamos?

Bom, você boceja porque precisa disso. Mas... por quê?

Uma teoria popular afirmava que o bocejo se destinava a trazer mais oxigênio para o corpo. Porém, foi comprovado que não é verdadeira. 

A explicação mais aceita atualmente é que bocejar está relacionado a diminuir a temperatura do cérebro e também para aumentar seu estado de alerta. 

- o ar fresco inspirado pela boca esfria esse fluido sanguíneo.

- ocorre um amplo alongamento da mandíbula, aumentando o fluxo sanguíneo no pescoço, rosto e cabeça.

Segundo um estudo da Universidade de Princeton, quando você boceja: 

Um grupo diz que o bocejo tem uma causa fisiológica e um benefício físico. O outro afirma que é uma forma de comunicação, com benefícios sociais.

Por que não ambos?

É físico ou social?

É contagioso?

Nosso cérebro tem neurônios, conhecidos como neurônios-espelho, ligados à empatia e aos sentimentos de união, que são ativados diante de um bocejo. O efeito é maior se são pessoas que conhecemos.

Empatia

Diversos animais bocejam. Quem tem um cão sabe disso, que boceja junto com a gente. Mamíferos bocejam, mas aves também, como os periquitos australianos, pelas mesmas causas, dizem os cientistas. 

Só humanos?

Quem boceja mais de uma vez por minuto, deve considerar uma consulta médica. Dores na articulação temporomandibular (ATM) podem precisar de uma visita a um cirurgião-dentista.

Bocejar demais faz mal?

Bocejos são relativamente incontroláveis. Podem ser disfarçados. Mas quando frequentes, podem servir de alerta para sono inadequado, estresse, insatisfação com o cotidiano e cansaço.

Evitar os bocejos?

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor