Ovo: vilão ou mocinho para o coração?

O ovo foi injustiçado por anos, mesmo fazendo parte do café da manhã de muitas pessoas. Especialistas achavam que ele aumentava o risco de doenças cardíacas.

Sim, o ovo tem um nível mais alto de colesterol que outros alimentos. Porém, ele aumenta o HDL (o colesterol bom) em maior extensão do que o LDL (o mau).

Novas pesquisas não encontraram conexão entre o consumo de um ovo por dia e doenças cardíacas, mesmo em pessoas cuja genética as colocava em risco maior do que o normal.

Outro estudo sugeriu que comer ovos pode até ter um efeito protetor: pessoas que consumiram até um por dia tiveram um risco 11% menor de desenvolver doenças cardíacas.

Ovos são ricos em vitamina E, luteína, selênio e folato, que desempenham papéis importantes na saúde do cérebro, na visão e no combate à inflamação no corpo.

Café da manhã com alto teor de carboidratos, e nenhuma proteína, gera fome rapidamente. Sugestão: adicione carboidratos ricos em fibras (como a aveia) e um ovo.

Porém, cuidado. Se quer perder peso, é bom saber que cada ovo contem cerca de 70 calorias – ou mais, dependendo de como são preparados.

Ovo cozido é uma escolha saudável porque não tem nada adicionado. Evite pratos com ovos preparados em restaurantes, pois podem ser menos saudáveis.

Ovos também contêm proteína (cerca de 6 gramas por unidade), o que pode ajudar a controlar a fome e dar a sensação de saciedade por horas.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Health