Diminua o sal e incremente o tempero

Uma tática para diminuir a quantidade de sódio na dieta sem prejudicar o sabor é temperar os alimentos com ervas e especiarias. Veja, a seguir, algumas sugestões de uso.

Salsinha - combina muito com canapés, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, grelhados, recheios e aromatiza muito bem a manteiga.

Cebolinha – comum em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótima, também, em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas. Cai bem com a salsinha.

Tomilho – aromatiza queijos, carnes de churrasco, peixes, tomates ao forno, pizzas e grelhados. É bom para compor marinadas.

Alho – pode ser utilizado de diversas formas: cru, refogado, picado ou em rodelas. Fica ótimo em carnes assadas, molhos de tomate, e para temperar o arroz e feijão.

Gengibre – moída, a raiz pode ser usada em bolos, pães, molhos, sopas, aperitivos, carnes, peixes, aves, legumes, saladas, frutas e sucos. Experimente, ainda, usá-lo junto com alho no arroz branco.

Manjericão – além do tradicional molho de tomate ou pesto, pode ser associado a outras ervas, como alho, zimbro, mostarda, páprica e alecrim, e adicionado em sopas, saladas e tortas.

Orégano – típico de pizzas e molhos italianos para massas. Também fica bom em saladas de frutos do mar, antepastos de azeitonas pretas, em queijos, recheios para carne e no feijão branco.

Hortelã – famosa no tabule e no quibe, também é usada para dar sabor a berinjelas, abobrinhas, ervilhas, batatas e tomates. Vai bem com carneiro, frango, porco e vitela, e também com coentro e cominho.

Alecrim – bata-o seco no pilão e use para temperar batata. Coloque na carne de carneiro para grelhar, ou utilize com salsa em pó, alho e pimenta-do-reino, para marinar carnes brancas.

Endro (dill ou aneto) – é um tempero de vários pratos dos povos nórdicos, como peixes marinados, cremes de queijos, omeletes, molhos e sopas frias. Adicione no final da preparação.

Sálvia – o ideal é usá-la sempre fresca e sem picar. Libera o máximo de sabor e aroma quando aliada ao azeite ou à manteiga, para acompanhar massas recheadas e carnes brancas.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Adriana Stavro (nutricionista) e Marcella Garcez (médica nutróloga)

Créditos: iStock e Tenor