Pedras nos rins: o que são e como evitar

Cálculos renais, ou pedras nos rins, são formações nos rins ou nas vias urinárias que resultam do acúmulo de cristais existentes na urina. Um em dez brasileiros tem o problema.

Na maioria das pessoas, o problema causa dor forte, que começa nas costas e se irradia para o abdômen, em direção à virilha. Infecção urinária, náuseas e vômitos também podem ocorrer.

Muita água ao longo do dia...

...principalmente nos meses mais quentes, quando a incidência é mais alta. A dica é observar a cor da urina: se não estiver clara, aumente a ingestão.

1

Esprema frutas cítricas

Sucos como o de limão ou de laranja podem proteger seu corpo da formação de cálculos renais. Dê preferência aos naturais.

2

Nem todo líquido ajuda

Café, chás, bebidas alcoólicas e refrigerante, principalmente à base de cola, podem levar à formação de cálculos se consumidos em excesso.

3

Modere nas proteínas animais

É bom não abusar na quantidade de carne vermelha, queijos, miúdos, mariscos e outros frutos do mar, especialmente se você tem problemas com ácido úrico.

4

Cuidado com as vitaminas

O uso indiscriminado de vitaminas como a C e a D pode facilitar a formação de cristais na urina. Por isso, nunca tome suplementos por conta própria.

5

Diminua a ingestão de sal

Salgadinhos, embutidos, molhos prontos e outros itens ricos em sódio devem ser reduzidos na dieta.

6

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia