Dez dicas para lidar com o estresse

O estresse é uma resposta do organismo a um ou vários estímulos que nos tiram, de alguma forma, do que podemos chamar de "rotina normal".

1

Sono insuficiente gera aumento do cortisol, o "hormônio do estresse", por isso, não negocie seu descanso por nada.

Durma bem

2

Isso significa não trabalhar quando se está doente, por exemplo, ter espaço na agenda para comer com calma, ir ao médico e se exercitar. 

Cuide da sua saúde

3

Comer não é engolir "qualquer coisa". Sem água e uma dieta equilibrada (ou seja, com todos os nutrientes necessários), corpo e mente precisam trabalhar em dobro.

Se alimente de verdade

4

Escolha aquela que mais te agrada ou a que cabe na sua rotina, e pratique com regularidade. Exercícios respiratórios e alongamentos também aliviam o estresse.

Faça atividade física 

5

É importante intercalar estudo ou trabalho com momento de lazer, como um filme, um encontro com amigos ou hobby. Férias também são fundamentais.

Marque hora para relaxar

6

Cafeína, álcool e cigarro não fazem seu corpo funcionar além da capacidade. Se seu organismo disse "chega", respeite o aviso. 

Estimulante não resolve

7

Se não dá para eliminar certas fontes de estresse, como por ex. trânsito, é bom ter escapes de segurança, como ouvir música.

Busque adaptação 

8

Fazer listas para definir o que precisa ser feito primeiro, além de delegar tarefas, quando possível, podem fazer diferença na sua rotina.

 Aprenda a priorizar 

9

Interrupções constantes geram estresse. Além disso, controlar o tempo gasto nas redes sociais também pode trazer de volta algumas horas livres na sua agenda.

Silencie as notificações 

10

Aceite o que não se pode mudar 

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 


Créditos: iStock e Tenor