5 fatores de risco para dor nas costas

Quem nunca sofreu com dor nas costas? Essa queixa é comum, mas em alguns casos pode ter um impacto sério no trabalho e na qualidadede vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, de 60 a 70% dos adultos enfrentam o problema alguma vez na vida em países industrializados. E a prevalência tem aumentado entre crianças e adolescentes.

1

Faça pausas

Certas atividades profissionais ou de lazer prejudicam sua coluna, como passar muito tempo no computador ou dirigindo. É preciso fazer intervalos e se alongar regularmente.

2

Não fume

Você sabia que o tabagismo é um fator de risco para dores nas costas? É que o cigarro danifica os vasos sanguíneos que levam nutrientes para a coluna.

3

Perca peso

Sobrepeso e obesidade podem aumentar o estresse sobre a coluna, bem como o sedentarismo. Saiba que poucos quilos a menos já podem fazer muita diferença.

4

Cuide da postura

Ao manter a coluna ereta e executar os movimentos da forma correta, você evita lesões e o agravamento de uma condição preexistente. 

5

Gerencie o estresse

Ansiedade e depressão têm sido associados a dores crônicas. Os mecanismos em comum ainda não estão claros, mas cuidar da saúde mental também pode ajudar suas costas.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer, Milena Alvarez e Tatiana Pronin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Harvard Health Publishing

Créditos: iStock e Tenor