desvios de coluna: o que são?

Para que serve?

A coluna vertebral é o eixo central do nosso esqueleto. Mantém a postura ereta, permite a movimentação de braços e pernas, protege a medula espinal e amortece impactos.

Curvaturas

A coluna vertebral apresenta curvaturas naturais, que resultam de adaptações ao desenvolvimento, e também servem para suportar o peso exercido pela gravidade e atenuar impactos dos movimentos.

Cifose

Cifose é a curvatura na parte inferior e superior das costas. Quando demasiada nesta última, é chamada de hipercifose, formando uma saliência ("corcunda").

Lordose

Lordose é a curvatura nas regiões lombar e cervical da coluna. Se exagerada na região lombar, recebe o nome de hiperlordose.

Escoliose

Essa é considerada um problema ("deformidade") e atinge duas vezes mais as mulheres que os homens. As vértebras sofrem um desvio lateral, formando um "C" ou um "S".

Causas

A maior parte dos desvios de coluna não tem causa conhecida. Mas há também causas genéticas ou congênitas.

Desvios adquiridos 

Algumas situações podem contribuir para surgirem desvios de coluna, como erros de postura, obesidade, exercícios inadequados, sedentarismo, tabagismo, traumatismos ou tumores.

Diagnóstico

Qualquer que seja o desvio, é preciso consulta médica, para avaliar a condição. Além do exame clínico, podem ser necessários raio X, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

Tratamento

O médico pode indicar correção postural, fisioterapia, perda de peso, exercícios com orientação e medicamentos para alívio de dores. Cirurgias só em alguns casos.

Veja outros stories:

Visite o site:

Textos: Dr. Jairo Bouer 
José Roberto Miney

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz