hábitos que só parecem saudáveis

Com a chegada da pandemia muitas pessoas passaram a prestar atenção ao que consomem, buscando uma vida mais saudável. Porém, algumas acabam se confundindo e fazendo o contrário.

Dietas radicais

Vinho todo dia: dizem que uma taça diária faz bem ao coração. Mas a verdade é que não há nível de consumo 100% seguro para a saúde como um todo. Certas pessoas não podem beber nem uma taça.

Sono em dia: aproveitar fim de semana e feriado para recuperar sono atrasado não resolve e desregula ainda mais o relógio interno. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas. 

Alimentos: termos como "natural", "diet" ou "light" nem sempre garantem que o produto é saudável. Preste atenção na composição e leia os rótulos.

Comida saudável é ruim: se você não gostar do que come, não manterá a mudança de hábito por muito tempo. Por isso, não abra mão do prazer.

Excluir carboidratos: eles são nutrientes importantes e tirá-los da rotina pode causar tontura e alterações de humor. Consulte sempre um nutricionista.

Obsessão pelo saudável: quando a alimentação se torna o foco da vida, há risco de estresse, isolamento, deficiências nutricionais e a chamada "ortorexia".

Limpar as mãos em excesso

Veja outros stories:

Textos: Dr. Jairo Bouer e Cármen Guaresemin

Edição e montagem: Jéssica Tangerino, Alexandre Cardoso, Priscila Ferraz 

Fonte: Aline Lamaita (cirurgiã vascular), Gabriel Batistella (neurologista e neuro-oncologista), Juliano Burckhardt (cardiologista, geriatra e nutrólogo), Marcella Garcez (médica nutróloga), Paola Pomerantzeff (dermatologista).

Visite o site: