Doutor Jairo
Leia » Saúde

Saúde bucal: 3 dicas simples de como cuidar do seu sorriso

O ideal é escovar com movimentos circulares para retirar qualquer resto de alimento - iStock
O ideal é escovar com movimentos circulares para retirar qualquer resto de alimento - iStock

Quando vamos ao dentista, normalmente nossos dentes são limpos com perfeição. Mas, para eles permanecerem assim, dependerá dos cuidados diários. Segundo um artigo da Healthline, existem três dicas simples que podem impulsionar a escovação e melhorar a saúde bucal:

1. Não demore para escovar os dentes

Toda vez que comemos ou bebemos algo, pedaços de comida ou resíduos podem se agarrar aos dentes e às gengivas. Os detritos e suas bactérias se transformam em uma película pegajosa chamada placa. Se isso for deixado nos dentes por muito tempo, ela calcifica e não pode ser removida com uma escova de dentes.

Dentro da placa estão bactérias que liberam ácidos que causam cáries, quebram o esmalte e fazem um túnel dentro do dente em direção ao nervo e ao osso da mandíbula, causando infecção se não forem tratadas. A partir daí, as bactérias podem viajar para outras partes do seu corpo, incluindo cérebro, coração e pulmões.

As bactérias relacionadas à placa também podem irritar e infectar as gengivas, o que danifica o tecido gengival, os ligamentos que mantêm os dentes no lugar e o osso da mandíbula – resultando em perda dentária.

Sabendo de tudo isso, pode não ser uma surpresa que a má saúde bucal esteja associada a condições de saúde, como pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, artrite reumatoide, osteoporose, doença de Alzheimer e pneumonia.

2. Escolha uma boa escova de dentes

Existe uma enorme variedade de opções de escovas de dentes no mercado, que variam de simples bastões de plástico até aquelas com cerdas e ferramentas de alta tecnologia que giram ou vibram. 

Mas vale lembrar que não é só a escova de dentes que realmente importa, e sim a técnica utilizada. Podemos ter uma escova de última geração que faz todo o trabalho para nós, porém, se não tivermos uma boa técnica de escovação, isso não surtirá efeito. 

Portanto, cuidado com as promessas de marketing extravagantes que sugerem que uma escova de dentes é melhor do que outra. Em vez disso, a recomendação é:

  • Obtenha uma escova de dentes que você goste e use regularmente;
  • Escolha cerdas com base na saúde da gengiva. Ou seja, se suas gengivas são sensíveis, você precisará de cerdas macias, que não causem irritação. Se você não tem problemas de gengiva, não há problema em usar escovas com cerdas mais duras;
  • Substitua sua escova de dentes a cada poucos meses. É hora de uma comprar uma nova se as cerdas estiverem espalhadas e não estiverem mais eretas, ou se sentir que os dentes não estão limpos depois de escovar;

Confira:

3. Use a técnica de escovação correta

É importante saber escovar os dentes da forma correta. E como fazer isso? Olha só:

  • Escove com um creme dental com flúor por dois minutos. Divida o tempo entre os dentes superior esquerdo, superior direito, inferior esquerdo e inferior direito — 30 segundos por sessão;
  • Incline a escova, as cerdas devem ser direcionadas para as gengivas onde encontram os dentes, uma junção onde a placa se acumula. O ideal é que elas estejam mais angulares, em um ângulo de 45 graus;
  • Faça círculos, ou seja, gire as cerdas em um movimento circular e suave para ajudar a limpar os detritos na linha da gengiva;
  • Seja gentil. Se pressionar com muita força durante a escovação, você pode irritar e possivelmente ferir suas gengivas;
  • Escove a língua também, já que ela acumula cargas de bactérias que precisam ser removidas;
  • Lave a boca e a escova após a escovação para que todos os vestígios de pasta de dentes e restos de alimentos sejam eliminados. Além disso, dê sempre uma olhada nas gengivas, elas não devem parecer vermelhas ou inchadas.

A recomendação é que essas dicas sejam seguidas em cada escovação – que deve ocorrer sempre após as refeições – e que o fio dental também faça parte do processo, sendo utilizado antes ou depois de cada vez. 

Grande parte do trabalho de manter os dentes limpos vem dos bons hábitos em casa. O ideal é visitar o consultório do dentista, pelo menos, uma vez por ano; se surgir alguma alteração suspeita, é válido buscar ajuda. 

Veja também:

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez