Doutor Jairo
Leia » Estilo de vida

Pular o café da manhã pode colocar sua saúde óssea em risco

Pessoas que relataram pular o café da manhã apresentaram 18% mais chances de sofrer fraturas - iStock
Pessoas que relataram pular o café da manhã apresentaram 18% mais chances de sofrer fraturas - iStock

Redação Publicado em 04/09/2025, às 10h00

Pular o café da manhã ou jantar muito tarde pode afetar seus ossos? De acordo com um novo estudo, é possível que sim. A pesquisa, publicada no Journal of the Endocrine Society, é a primeira a sugerir uma ligação específica entre esses padrões alimentares e um risco maior de fraturas ósseas ligadas à osteoporose, segundo os autores.

A osteoporose ocorre quando a densidade mineral óssea diminui, deixando os ossos mais fracos e mais propensos a fraturas. A doença é quatro vezes mais comum em mulheres, especialmente após a menopausa.

Embora os cientistas já tenham estabelecido há muito tempo que fumar, consumir álcool e fazer pouco ou nenhum exercício são fatores de risco para a osteoporose, o papel dos padrões alimentares estava pouco claro, o que levou os pesquisadores a investigar os efeitos dos hábitos alimentares diários.

Principais descobertas

Para entender como os hábitos alimentares e outros fatores de estilo de vida impactam o risco, os cientistas analisaram dados de 927.130 adultos japoneses com mais de 20 anos inscritos em um banco de dados médico chamado DeSC.

Os participantes responderam a um questionário de estilo de vida durante um check-up de saúde e foram acompanhados por uma média de 2,6 anos para verificar se desenvolviam fraturas osteoporóticas. Após analisar os números, os pesquisadores descobriram que:

- pessoas que relataram pular o café da manhã mais de três vezes por semana tinham 18% mais chances de sofrer fraturas;

- aqueles que disseram jantar menos de duas horas antes de dormir, mais de três vezes por semana, tinham 8% mais chances de sofrer fraturas.

A equipe também observou que esses hábitos alimentares tendiam a se agrupar com outros comportamentos não saudáveis, como fumar, baixa quantidade de atividade física e sono insuficiente.

Você deve se preocupar?

Se você costuma pular o café da manhã e jantar tarde, os achados são motivo de preocupação? Não necessariamente.

Embora o estudo seja considerado “robusto”, ele tem limitações. Por exemplo, faltou medir outros fatores que podem ter influenciado os resultados, como a quantidade ou o tipo de alimento consumido pelos participantes.

Outro ponto: o estudo é observacional. Isso significa que pode mostrar uma associação entre padrões alimentares e risco de fraturas, mas não pode provar causalidade.

No entanto, outras pesquisas já mostraram que pular o café da manhã e comer tarde estão ligados à obesidade, diabetes e outras condições em muitos países. Por isso talvez seja o caso de rever seus hábitos.

Hipóteses

Uma possível explicação para a conexão entre pular o café da manhã e ter osteoporose envolve o ritmo circadiano do corpo (ou relógio biológico de 24 horas), que desempenha um papel na saúde óssea.

É possível que os indivíduos que pulem o café da manhã e/ou jantem tarde tenham menos tempo para utilizar esses nutrientes para remodelar e formar os ossos.

Pular o café da manhã também pode aumentar os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, impactando negativamente a saúde óssea.

Por enquanto, o que é certo é que cuidar da sua alimentação pode interferir na sua saúde óssea. Isso inclui seguir uma dieta equilibrada, rica em cálcio, vitamina D, proteína e carboidratos, para permitir que seus ossos sejam remodelados e permaneçam fortes.

Fonte: Health