Doutor Jairo
Leia » Bem-estar

Precisa de criatividade? Uma atividade simples pode ajudar

Papel e lápis podem trazer muitos benefícios para o cérebro - iStock
Papel e lápis podem trazer muitos benefícios para o cérebro - iStock

Precisa de criatividade para encontrar novas soluções ou apresentar ideias originais no trabalho ou na escola? Neurocientistas têm uma dica muito simples que pode ajudar.

De acordo com um estudo feito há alguns anos na Universidade Drexel, nos EUA, atividades artísticas como desenhar, colorir ou fazer rabiscos podem ativar as vias de recompensa no cérebro, o que é conhecido por impulsionar a saúde mental e a criatividade.

Os pesquisadores utilizaram uma tecnologia chamada espectroscopia funcional por infravermelho próximo (fNIRS) para medir o fluxo sanguíneo relacionado às recompensas em áreas do cérebro, enquanto os participantes completavam diversos projetos artísticos.

As atividades incluíram colorir um mandala, rabiscar dentro ou ao redor de um círculo marcado em um papel e ter uma sessão de desenho livre, cada uma com duração de três minutos, com períodos de descanso entre elas. Durante as três atividades, houve um aumento no fluxo sanguíneo no córtex pré-frontal do cérebro, que faz parte da rede de recompensas do nosso cérebro.

Mais do que um prazer

Segundo os autores do estudo, isso mostra que pode haver prazer inerente em realizar atividades artísticas, independentemente dos resultados finais.

As vantagens da criação artística vão além do prazer da própria atividade. De acordo com pesquisas realizadas antes e depois das atividades artísticas, os participantes que se envolveram em atividades artísticas se sentiram mais criativos e foram melhores em resolver problemas.

Essas descobertas têm implicações importantes e destacam os benefícios inerentes da arte na promoção da criatividade, foco, produtividade e bem-estar. Mas há um claro vencedor em toda essa atividade artística.

Rabiscar oferece mais benefícios

Entre desenhar, colorir e rabiscar, este último leva a melhor. Quando você está enfrentando um projeto desafiador ou problema no trabalho e se sente travado, a solução é começar a rabiscar.

Rabiscar é uma atividade simples e acessível que pode ajudar a acessar seu lado criativo e gerar novas ideias. No ato de rabiscar, sua mente está livre para vagar, e você pode explorar diferentes pensamentos e possibilidades.

O ato de rabiscar também tem um efeito calmante, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, tornando-o uma excelente ferramenta para melhorar seu bem-estar geral, o que também o tornará mais produtivo.

Estudos sugerem que o ato de rabiscar pode evocar emoções positivas e deve ser considerado uma ferramenta terapêutica para todos, independentemente de seu nível de habilidade. Afinal, essa é uma atividade livre de julgamentos. 

Da próxima vez que você se sentir empacado no meio de um trabalho, ou estiver sem ideias, experimente começar a rabiscar, sem se focar no resultado dessa atividade. Com smartphones e laptops, muita gente deixou o papel e a caneta de lado, o que talvez torne essa prática simples ainda mais prazerosa. 

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin