Pular para o conteúdo

Larissa Manoela exalta prevenção ao câncer de mama com mudanças de hábitos

Da Redação

20/10/2020 11:55




Larissa Manoela usou suas redes sociais para exaltar a importância da prevenção ao câncer de mama, na última segunda-feira (19), ao relembrar a perda de sua avó materna.

A atriz fez uma longa declaração sobre o Outubro Rosa, movimento que visa a conscientização da efemeridade.

larissamanoela 121733676 974355589737387 3343799865327750688 n 1 1024x683 - Larissa Manoela exalta prevenção ao câncer de mama com mudanças de hábitos
Crédito: Instagram/@larissamanoela

“Vamos conversar sobre um assunto sério? Ano após ano, durante todo o mês de outubro, a gente vê, lê e ouve notícias sobre câncer de mama. O tal ‘Outubro Rosa’ é muito mais do que uma campanha. É um alerta para que, em especial as mulheres, se cuidem e se conheçam, além de oferecer o máximo de informações sobre a doença”, começou.

Larissa aproveitou o espaço para ressaltar a necessidade de manter bons hábitos e realizar o autoexame.

“Vocês sabiam que se uma mulher for fumante e não tiver hábitos saudáveis como prática de atividade física e alimentação sem exageros, aumentam e muito as suas chances de ter câncer de mama? Depois do câncer de pele, o que mais afeta as mulheres no mundo todo é o de mama. Não se pode preveni-la 100%, mas é possível descobrir a doença ainda no comecinho. E quando isso acontece, a possibilidade de cura é bem maior. Gente, é tão simples ter esse diagnóstico precoce, basta ir ao médico de forma regular e preventiva e fazer o autoexame. Mulheres, amem seus corpos”, informou.

A jovem ainda relembrou a perda de sua avó, que foi vítima da condição. “Hoje, dia 19 de outubro, é o Dia Internacional de Combate ao Câncer de Mama. Doença que levou embora a minha avó materna e que já deixou minha mãe, Silvana, com todos os sinais de alerta ligados algumas vezes. Com esse meu histórico familiar e todas as informações que felizmente estão ao nosso alcance, eu nunca deixo de fazer meus exames, de observar as mudanças do meu corpo e de manter (ou pelo menos tentar) um ritmo de vida que me dê qualidade de vida quando eu estiver longe dos 20 e poucos anos”, finalizou.

Sem titulo 2 1024x581 - Larissa Manoela exalta prevenção ao câncer de mama com mudanças de hábitos
Crédito: Instagram/@larissamanoela

Prevenção do câncer de mama

Assim como Larissa mencionou, mudanças de hábitos podem ser uma das principais formas de prevenção do câncer de mama. Desde a prática de exercícios físicos e dieta saudável, até evitar obesidade, o fumo e o álcool.

Uma revisão de estudos recentes revelou que uma única taça de vinho por dia é capaz de elevar o risco de uma mulher ter câncer de mama antes da menopausa em 5% e, depois da última menstruação, em 9%. A pesquisa envolveu 119 estudos e um total de 12 milhões de mulheres e foi financiada pelo Fundo Mundial de Pesquisas sobre Câncer.

Os efeitos isolados do álcool sobre a saúde não são fáceis de entender, pois, quem é moderado na bebida também costuma ser moderado em outros aspectos da vida que impactam no risco de doenças. De qualquer forma, pesquisas mostram que é preciso ser um pouco cético ao ouvir que beber um pouco é melhor que não beber nada.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais

Ana Furtado exalta Outubro Rosa nas redes sociais: ‘’Significa tanto na minha vida’’

Adriane Galisteu faz mamografia para prevenção do câncer; mudanças de hábito podem evitar a condição

Alice Bastos surge sem peruca em ação contra o câncer de mama; saiba como se prevenir

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS