Doutor Jairo
Leia » Comportamento

Jogar videogame pode ajudar na perda de peso, aponta pesquisa

Pesquisa vai na contramão de quem acredita que jogar é sempre algo prejudicial - iStock
Pesquisa vai na contramão de quem acredita que jogar é sempre algo prejudicial - iStock

Redação Publicado em 17/08/2021, às 11h00

Quem joga videogame provavelmente já cansou de ouvir que a atividade estimula o sedentarismo e que faz mal à saúde. No entanto, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela empresa Stakester — que possibilita que pessoas joguem em troca de dinheiro —, os jogadores do sexo masculino podem queimar 420 calorias em uma sessão de jogo de duas horas, enquanto as do sexo feminino podem queimar até 472 calorias — o equivalente a 1.000 abdominais!

“Todos nós sabemos que a competição aumenta nossa frequência cardíaca e muitos de nós já experimentamos o ‘suor do jogo’ que acontece quando você está procurando um gol no último minuto na FIFA ou em uma situação difícil na Warzone”, disse Tom Fairey, CEO e fundador da Stakester. “Não é nenhuma surpresa que isso queime calorias, mas ficamos surpresos ao ver quantas são queimadas durante uma sessão de 2 horas”.

No estudo, os pesquisadores usaram dispositivos inteligentes para medir a frequência cardíaca e as calorias queimadas por 50 jogadores enquanto jogavam FIFA e Warzone por duas horas, e enquanto faziam abdominais.

Os resultados revelaram que os jogadores masculinos queimaram uma média de 210 calorias por hora durante o experimento. Enquanto isso, as jogadoras consumiram cerca de 236 calorias por hora enquanto jogam online.

E essa não é a primeira vez que pesquisas indicam que jogar videogame pode ser bom para a saúde.

Confira:

No ano passado, uma equipe da Queensland University of Technology (QUT) descobriu que jogadores eram até 21% mais propensos a ter um peso corporal mais saudável do que a média das pessoas.

A pesquisa também revelou que os jogadores fumam e bebem menos do que as pessoas em geral e são significativamente mais ativos devido a certos videogames.

A QUT conduziu o estudo entrevistando 1.400 jogadores de 65 países e, segundo eles, esse foi o primeiro estudo a investigar o status de IMC (Índice de Massa Corporal) de uma amostra global de jogadores de esportes eletrônicos.

O pesquisador Michael Trotter, comentou: “As descobertas desafiam o estereótipo do jogador com obesidade mórbida. Quando você pensa em esportes eletrônicos, muitas vezes surgem preocupações com relação ao comportamento sedentário e problemas de saúde como resultado, e o estudo revelou alguns resultados interessantes e mistos”.

Mas vale lembrar que...

Por mais que a pesquisa mostre uma boa perda de calorias durante os jogos, não podemos afirmar que todo tipo de game tem esse benefício. Além disso, é importante ressaltar que passar muito tempo sentado e encarando uma tela também pode trazer complicações para a saúde. Lembre-se: tudo em excesso pode ser prejudicial!

Veja também: