Doutor Jairo
Leia » Sono

Faz mal usar o botão de soneca do despertador?

Muita gente acha que usar o botão de soneca pode ter consequências negativas - iStock
Muita gente acha que usar o botão de soneca pode ter consequências negativas - iStock

Você costuma usar o botão de soneca quando o despertador toca de manhã? Muita gente acredita que esse recurso pode trazer efeitos negativos para o sono ou para o humor, e que o ideal seria levantar logo em vez de ficar enrolando. 

Por isso, pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de Estocolmo, na Suécia, decidiram estudar o assunto para saber se existe alguma contraindicação para esse comportamento comum. 

Hábito é bem comum 

Num primeiro experimento, eles avaliaram as respostas de 1.732 indivíduos sobre seus hábitos matinais, incluindo com que frequência usam o botão soneca. Muitos relataram o comportamento, mas ele é especialmente comum entre jovens adultos e notívagos.

O motivo mais comum para utilizar esse recurso, segundo os entrevistados, não é exatamente uma surpresa para ninguém: eles dizem sentir muito cansaço para sair da cama assim que o alarme toca. 

No segundo experimento, 31 pessoas que têm o hábito de usar o botão de soneca foram convidadas a passar  duas noites em um laboratório para medir seu sono com mais detalhes. Em uma das manhãs, eles puderam recorrer ao botão por 30 minutos. Na outra, tiveram que se levantar assim que o alarme tocou.

Qual o veredito? 

Os resultados são tranquilizadores para aqueles que não vivem sem o famoso botão. Mesmo que o sono dos participantes tenha sido perturbado durante essa meia hora a mais na cama, a maioria deles ainda conseguiu dormir mais de 20 minutos.

Isso significa que o total de sono foi pouco afetado. Além disso, depois de usar o botão de soneca, ninguém teve que acordar de um sono profundo, e essas pessoas tiveram um desempenho um pouco melhor em testes cognitivos realizados após acordarem.

Segundo os pesquisadores, não houve efeitos claros do comportamento no humor, no nível de sonolência ou na quantidade de cortisol (hormônio do estresse) na saliva dos participantes que usaram o botão de soneca. 

­"Nosso estudo mostra que meia hora de soneca não tem efeitos negativos no sono noturno ou na inércia do sono, a sensação de não estar completamente alerta de manhã", afirmou a pesquisadora Tina Sundelin, uma das autoras.

Pelo contrário, o comportamento pode até fazer com que a difícil tarefa de se levantar da cama pela manhã seja um pouco mais gradual e tranquila. Mas ela faz um alerta: o estudo mais detalhado de sono foi feito apenas com quem está acostumado a usar o botão de soneca. 

Se você não curte a estratégia, não deve se sentir obrigado a usá-la. Mas se é adepto, pode continuar com o comportamento sem sentir culpa, contanto que o botão de soneca não faça você se atrasar para escola ou trabalho. 

Tatiana Pronin

Tatiana Pronin

Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin