Doutor Jairo
Leia » Saúde

Faz mal malhar todos os dias?

Converse com um profissional para saber o que é melhor pra você - iStock
Converse com um profissional para saber o que é melhor pra você - iStock

Redação Publicado em 01/12/2021, às 12h00

Já sabemos que os exercícios são imensamente benéficos e devem ser incorporados à rotina semanal. Eles, além de serem vitais para manter a forma, também melhoram o bem-estar geral e diminuem as chances de problemas de saúde, especialmente com a idade. Mas será que os exercícios também podem causar problemas de alguma forma? 

Quanto é o ideal?

Um dia semanal de descanso é frequentemente aconselhado ao estruturar um programa de exercícios, mas às vezes você pode sentir o desejo de malhar todos os dias.

Nesse caso, a recomendação é que, contanto que você não esteja se esforçando demais ou fazendo disso uma obsessão, é muito provável que não haverá grandes problemas.

Mas é importante observar se você está malhando porque gosta ou por se sentir pressionado para o fazer. Além disso, não é recomendado continuar com exercícios muito pesados caso esteja passando por períodos de doença ou lesão.

Tipos de exercício

Se você deseja aumentar seus objetivos de condicionamento físico, saúde ou perda de peso, faça pelo menos 45 minutos de exercício por dia e inclua algum tipo de atividade de alta intensidade.

Se estiver fazendo exercícios aeróbicos intensos ou levantamento de peso, você pode tirar um dia de folga entre as sessões ou focar em diferentes áreas do seu corpo em dias alternados. Ainda é possível variar sua rotina para não fazer exercícios intensos todos os dias.

Mais curto vs. mais longo

É melhor fazer um treino curto a cada dia do que um ou dois treinos longos a cada semana.

Da mesma forma, é mais ideal ter curtos períodos de atividade ao longo do dia quando você não tem tempo para um treino mais longo, em vez de pulá-lo completamente.

Exercícios para incluir em sua rotina

Para conseguir o máximo de benefícios, incluindo uma chance reduzida de lesões, tenha cada um dos quatro tipos de exercícios em sua rotina:

  • Os exercícios de resistência, como corrida, natação e dança, aumentam a respiração e a frequência cardíaca para melhorar o condicionamento geral. 
  • Os exercícios de força, como levantamento de peso e treinamento de peso corporal aumentam a massa muscular, fortalecem os ossos e ajudam a controlar o peso. 
  • Os exercícios de equilíbrio, como treino de posturas de ioga em pé, ajudam a melhorar a estabilidade e a prevenir quedas, ao mesmo tempo que tornam os movimentos diários mais fáceis. 
  • Os exercícios de flexibilidade, como alongamentos, ioga e pilates, aliviam o desconforto físico e melhoram a mobilidade, a amplitude de movimento e a postura. 

Para resumir…

Converse com um profissional de saúde se você for novo nos exercícios, se toma medicamentos ou tem qualquer problema de saúde, incluindo lesões.

Se você deseja fazer exercícios todos os dias de forma intensa, dê-se permissão para ter um dia de descanso de vez em quando.

Se você se desviar facilmente e um dia de folga geralmente se transformar em vários, faça questão de se manter na linha e fazer um pouco de exercício, mesmo em seu dia de descanso.

De qualquer maneira, acompanhe a frequência com que você treina e celebre seu progresso.

Via: Healthline

Assista também: