Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Confira 5 benefícios do repolho e a melhor forma de prepará-lo

Nutricionista comenta benefícios do alimento - iStock
Nutricionista comenta benefícios do alimento - iStock

Redação Publicado em 13/12/2021, às 14h00

O repolho provavelmente não é o vegetal mais querido, mas isso não significa que você deve ignorá-lo. Ele pode ser um bom acréscimo para sua dieta!

O vegetal - que vem nas formas vermelha, verde e branca - é um membro da família dos brócolis, da couve-flor e da couve de Bruxelas. Mas, embora traga muitos benefícios para a saúde, é crucial que você o prepare da maneira certa.

“Você deve evitar métodos de cozimento longos e fervura”, diz Maxine Smith, nutricionista registrada no Centro de Nutrição Humana da Clínica Cleveland, explicando que essas formas podem roubar os nutrientes dos alimentos. Em vez disso, opte por métodos de cozimento mais rápidos, como refogar ou picar o vegetal e comê-lo fresco em uma salada. 

Para te incentivar a incluí-lo na dieta, separamos cinco de seus benefícios. Confira:

1. É rico em vitamina C

As laranjas não são a única maneira de obter vitamina C! O repolho também pode fornecer uma grande quantidade do nutriente.

A vitamina C ajuda o corpo a absorver o ferro dos alimentos vegetais que você ingere, produz colágeno para ajudar na cicatrização de feridas e fortalece o sistema imunológico para ajudar a protegê-lo de doenças, de acordo com o Office of Dietary Supplements (ODS). "A família do repolho tem sido associada a benefícios imunológicos, por isso, ajuda nossas células a atacarem invasores, como vírus", diz Smith. 

2. É uma boa fonte de fibra

De acordo com o USDA, duas xícaras de repolho picado contêm cerca de cinco gramas de fibra, sendo que a ingestão diária recomendada é de 25 gramas para mulheres de 19 a 50 anos, de acordo com o MedlinePlus.

Confira:

3. Pode ajudar a melhorar a saúde óssea

O repolho contém vitamina K, que é extremamente importante para a saúde dos ossos e para as funções saudáveis de coagulação do sangue. 

Embora as deficiências de vitamina K sejam raras, algumas pessoas com certas condições médicas - fibrose cística, doença celíaca, colite ulcerosa - podem ter maior risco de níveis de vitamina K mais baixos do que o normal. Uma quantidade insuficiente de vitamina pode levar à redução da resistência óssea, um risco aumentado de desenvolver osteoporose e, em raras circunstâncias, problemas de hematomas e sangramentos.

4. É uma ótima opção de baixa caloria

Se você quer perder peso, uma coisa que pode ajudar imensamente é substituir alimentos com alto teor calórico por outros que não têm tanto peso calórico - e o repolho é uma ótima opção para isso, já que ele tem pouquíssimas calorias. Uma xícara de repolho cozido tem apenas 34 calorias, o que o torna uma excelente opção para controle de peso.

5. É bom para o seu coração

De acordo com um estudo de 2021 publicado no British Journal of Nutrition, as mulheres que comiam vegetais crucíferos - como repolho, mas também couve de Bruxelas, couve-flor e brócolis - tinham 46% menos probabilidade de ter algo conhecido como calcificação da aorta abdominal, que pode ser um preditor de eventos cardiovasculares futuros. O estudo concluiu que comer mais vegetais crucíferos pode proteger contra o acúmulo de cálcio e beneficiar a saúde do coração.

Via: Health

Assista também: