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Confira 4 dicas para ter mais empatia e se irritar menos

Aprenda a ouvir mais - iStock
Aprenda a ouvir mais - iStock

Redação Publicado em 20/01/2022, às 10h00

Algumas pessoas são mais explosivas do que outras, mas isso não lhes dá o direito de descontar nos outros. Sendo assim, é sempre bom saber algumas técnicas para aliviar o estresse e se acalmar em momentos de raiva.

Respirar, contar até 10 e dar um passeio, por exemplo, são estratégias aconselhadas há muito tempo para ajudar a pausar e refletir sobre a reação quando a raiva apertar. Em circunstâncias normais – talvez um pouco de estresse em casa ou no trabalho – essas estratégias podem até ser úteis. Mas, em outras situações mais sérias e rápidas, isso pode não valer tanto, e aí fica a dúvida: o que fazer para se acalmar?

Confira:

O psicólogo Stuart Ablon, fundador e diretor do Think:Kids no departamento de psiquiatria do Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard,  é especialista em neutralizar o comportamento explosivo entre crianças e adolescentes com graves atrasos no desenvolvimento na resolução de problemas, flexibilidade e tolerância à frustração – as habilidades que nos impedem de derreter; e ele dá algumas dicas.

Segundo Ablon, muitos adultos estão lutando com a falta das habilidades de se acalmar no momento – não porque não as desenvolvemos, mas porque o estresse pandêmico está bloqueando-as. “Quando nós humanos estamos cronicamente estressados, perdemos o acesso à parte do nosso cérebro que realiza habilidades como flexibilidade e tolerância”, diz Ablon.

Pratique a empatia

Ablon diz que é crucial manter a calma quando você está com raiva ou chateado, para que você possa acessar as habilidades necessárias para manter o controle. E a melhor maneira de manter a calma, diz Ablon, é praticar a empatia – tentando sentir a perspectiva ou o ponto de vista de outra pessoa.

“A empatia é o regulador humano mais poderoso que temos. Está provado que diminui a explosão das pessoas nos ambientes prisionais mais desafiadores, e também pode funcionar em um avião ou na fila da Starbucks”, diz Ablon. “Pense nisso: quando alguém te ouve e tenta entender seu ponto de vista, isso te acalma. Você pode sentir sua frequência cardíaca cair.”

Como a empatia te ajuda?

Acalmar os outros é ótimo, mas como ser empático o impede de explodir? Esse processo tem um efeito dominó.

Tentar entender o ponto de vista de outra pessoa pode mudar sua opinião sobre como você quer reagir. Também lhe dará algo importante para fazer, o que o manterá focado para que você possa permanecer calmo.

Estar calmo permite que você acesse habilidades de enfrentamento, como resolução de problemas, flexibilidade e tolerância à frustração. Acessar suas habilidades de enfrentamento fortalece sua capacidade de manter a calma.

Por estar calmo, você impedirá que a outra pessoa exploda, o que, por sua vez, o ajudará a continuar calmo.

Quatro passos para praticar mais a empatia

  1. Adote uma mentalidade de que as pessoas estão fazendo o melhor que podem. “Estamos todos tentando o nosso melhor para lidar com o que o mundo está jogando em nós, com as habilidades que podemos acessar naquele momento. Nenhum de nós quer perder isso”, diz Ablon. “Pense consigo mesmo: 'esta pessoa com quem estou interagindo não está me dando o que eu quero, mas essa pessoa está fazendo o melhor que pode agora' – da mesma forma que um pai que fica calmo pode acalmar um bebê chorando, ou uma professora de jardim de infância com suprema calma pode regular uma classe inteira”, diz Ablon.
  2. Seja curioso, não furioso. Ablon recomenda fazer perguntas sem tirar conclusões precipitadas, para que você possa descobrir por que as pessoas estão agindo de tal forma. Quais são suas circunstâncias? O que os levou a esse momento? O que eles precisam?
  3. Pratique a escuta ativa. “Uma das coisas mais poderosas que você pode fazer para entender alguém é repetir para eles o que você está ouvindo com suas próprias palavras. Isso faz com que eles se sintam ouvidos”, diz Ablon. “Então, faça perguntas e, quando obtiver informações, reflita sobre o que ouviu. Isso se chama escuta ativa.”
  4. Ofereça tranquilidade. Lembre a pessoa com quem você está falando que você está tentando ajudar. “Diga: 'Estou apenas tentando entender. Eu sei que você deve ter um motivo importante e quero ouvir mais. Não estou tentando deixá-lo chateado. Quero resolver as coisas.' Isso é muito calmante e regulador”, diz Ablon.

Pode não ser fácil manter a empatia nestes tempos desafiadores. Mas quanto mais você praticar essa habilidade, mais empático você se tornará. Isso pode trazer resultados significativos. “Se você puder manter a calma e se aproximar de alguém com gentileza e compreensão”, diz Ablon, “isso impedirá as coisas passem do ponto para vocês dois”.

Via: Health Harvard

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