Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

Como ajudar as crianças a lidarem com as suas emoções?

Emoções precisam ser normalizadas, afinal, todos nós sentimos - iStock
Emoções precisam ser normalizadas, afinal, todos nós sentimos - iStock

Redação Publicado em 23/11/2021, às 18h00

Se as emoções podem ser assustadoras para adultos, para as crianças, que ainda estão apenas aprendendo a lidar com elas, podem ser um desafio ainda maior. A seguir, veja dicas baseadas em evidências para ajudá-las a navegar melhor pelo universo dos sentimentos. 

1. Fale sobre emoções 

É importante lembrar que as emoções são normais, ou seja, todos nós sentimos, sejam elas boas ou ruins. As crianças são beneficiadas quando os pais falam sobre as emoções porque essa atitude auxilia a normalizar os sentimentos e a deixar claro que eles não são um problema. 

Conversas regulares sobre esse assunto também ajudam os pequenos a construírem a sua competência emocional e habilidades de autorregulação, permitindo que rotulem as próprias emoções, identifiquem sinais físicos e saibam como agir diante deles. 

2. Deixe espaço para lidarem sozinhas

Os pais, muitas vezes, não querem ver suas crianças sofrerem ou experimentarem emoções difíceis. Mas tente segurar o instinto de querer “consertar as coisas” imediatamente. Apesar de o adulto ser um recurso e guia para as crianças, em alguns momentos elas precisam apenas que ele esteja ali, ao seu lado.

Nunca subestime o poder de estar presente, o simples fato de sentar calmamente com a criança já é capaz de reduzir os níveis de estresse.Ouça as suas preocupações com atenção e sem julgamento, validando seus sentimentos.

Confira:

Além disso, as pessoas costumam reagir ao tom das pessoas ao seu redor. Portanto, é importante que os pais sejam exemplo de calma. Isso ajudará a mostrar às crianças que elas podem permanecer calmas mesmo quando estão sentindo uma tempestade de emoções por dentro. 

3. Incentive a respiração

Existem diferentes estratégias para ajudar a lidar com emoções difíceis. A respiração é um dos exemplos mais úteis e eficazes de acalmar a resposta do corpo. 

O ato de respirar é uma ferramenta poderosa para ajudar as crianças a se manterem focadas no presente e criarem alguma distância de pensamentos angustiantes.

Peça para a criança fechar os olhos, pensar em um lugar calmo e seguir as seguintes instruções:

  • Concentre-se na respiração lentamente;
  • Inspire em uma contagem lenta até três e expire lentamente também contando até três;
  • Pratique isso por alguns minutos.

4. Não deixe de praticar

Como qualquer outra coisa na vida, lidar com as emoções requer prática. Atingir a perfeição é raridade, mas a prática  ajuda a treinar o cérebro para aprender novas habilidades.

Aprender é mais fácil em momentos calmos, por isso, é interessante tentar encontrar um tempo regular para praticar estratégias de autorregulação todos os dias: fazer atividades físicas em momentos de ansiedade, fazer algo que gostamos muito quando estamos tristes ou escutar uma música para relaxar. 

Com o tempo e com a ajuda dos pais, a criança construirá suas habilidades de autorregulação que incentivam a resiliência em tempos difíceis e estressantes.

Fonte: Harvard Health Publishing 

Veja também: