Pular para o conteúdo

Carolinie Figueiredo revela ter perdido a virgindade ao ser estuprada; qual o impacto na saúde mental?

Da Redação

5/11/2020 14:32




Carolinie Figueiredo falou sobre um assunto delicado em suas redes sociais, nesta quinta-feira (5). A atriz, de 31 anos, revelou que perdeu a virgindade ao ser estuprada durante a adolescência.

“Há um ano compreendi que a maneira que perdi minha virgindade foi um estupro… Foram 15 anos elaborando essa história”, relatou.

carolinie figueiredo 121669448 1208118572891937 9127215190614368168 n 1 1024x683 - Carolinie Figueiredo revela ter perdido a virgindade ao ser estuprada; qual o impacto na saúde mental?
Crédito: Instagram/@carolinie_figueiredo

A artista aproveitou para fazer um desabafo: “Estamos completamente distantes das fronteiras seguras dos nossos corpos. Precisamos nos fortalecer para que tenhamos estrutura psíquica e emocional para dar conta das nossas histórias”.

Qual o impacto de experiência tão traumática na saúde mental?

A história de Carolinie se assemelha com a de Mariana Ferrer, que perdeu a virgindade ao ser, segundo ela, estuprada pelo empresário André de Camargo Aranha. Ela tinha 21 anos na ocasião.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2019, o país registra 180 estupros por dia. Os dados apontem que 82% das vítimas são do sexo feminino e quase 54% das vítimas têm até 13 anos de idade. Isso significa que a cada hora, 4 meninas nessa faixa etária são estupradas.

Uma das consequências que pode ocorrer entre quem sofre abuso é o estresse pós-traumático, condição que envolve pensamentos intrusivos (que invadem a nossa mente de forma recorrente e contra nossa vontade) sobre o que aconteceu, insônia e pesadelos.

Sensação de culpa, vergonha, medo e baixa autoestima também são frequentes e podem levar a abuso de substâncias, quadros de ansiedade, depressão e outros transtornos psiquiátricos. Vítimas do sexo feminino ficam ainda mais propensas a problemas sexuais e sintomas ginecológicos, como dificuldade de sentir desejo, prazer e orgasmo, dor pélvica crônica, vaginismo e dor nas relações sexuais.

Veja também:

Assista, também, a outros vídeos no meu canal no YouTube

Saiba mais

Caso Mariana Ferrer: estamos todos vulneráveis ao linchamento moral

Caso Mariana Ferrer: sentença e vídeos da audiência retratam machismo estrutural

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS