Doutor Jairo
Leia » Saúde íntima

Candidíase no Verão: por que o risco aumenta?

Uso de roupas úmidas por períodos prolongados pode favorecer a proliferação de fungos - iStock
Uso de roupas úmidas por períodos prolongados pode favorecer a proliferação de fungos - iStock

Redação Publicado em 21/12/2025, às 10h00

O candida albicans é um fungo que causa uma condição chamada candidíase. Ela é muito mais comum entre as mulheres, mas pode ocorrer nos homens também. Todos nós temos uma certa quantidade desse micro-organismo no nosso corpo. Entretanto, pode acontecer de essa população de fungos crescer muito de uma hora para outra.

Vários fatores podem desencadear um quadro de candidíase: mudanças bruscas na alimentação, consumo excessivo de álcool, uso de roupas íntimas úmidas por períodos prolongados, uso de alguns medicamentos, queda no sistema imunológico ou até estresse e cansaço.

Sintomas nos homens e nas mulheres

Nas mulheres, a infecção causa um corrimento esbranquiçado e leitoso, bem como coceira, irritação e ardência na vagina e nos lábios vaginais.

Nos homens, ela pode provocar vermelhidão no pênis, além de coceira, descamação e desconforto na manipulação ou na relação sexual.

Nem sempre tem a ver com sexo!

Apesar de um parceiro poder contaminar o outro por meio da relação sexual, a candidíase não é necessariamente uma infecção sexualmente transmissível (IST),  já que ela pode ocorrer em pessoas que nunca fizeram sexo.

O tratamento da candidíase é feito com medicamentos de uso local ou oral, mas todos precisam de indicação médica. Não vale usar a pomada indicada pela vizinha, ou o remédio que você tomou a última vez que teve sintomas parecidos. Receitas caseiras, como o uso de iogurte ou alho, por exemplo, também não resolvem o problema. 

Tem como evitar a candidíase?

Existem alguns cuidados importantes com a região da vagina que podem ajudar a evitar o aparecimento da candidíase, especialmente no Verão, período em que temos o hábito de ficar com a roupa de banho molhada por um longo período, aumentando as chances de desenvolver a infecção.

1. Escolha a roupa íntima certa 

Quando se trata de saúde, algumas roupas íntimas são melhores do que outras. Calcinhas e cuecas muito justas podem contribuir com uma infecção, por exemplo. Portanto, independente do estilo que você preferir, sempre opte pelas de algodão, um tecido mais respirável, ajudando a manter a umidade da região sob controle. Além disso, dormir sem calcinha ou cueca para promover uma menor umidade na região também é uma dica válida para evitar o surgimento da candidíase.

2. Mantenha o equilíbrio do pH 

As vaginas contam com a ajuda de bactérias "boas", como os lactobacilos, que fazem uma espécie de limpeza e garantem que o pH da flora vaginal fique equilibrado. Por isso, usar produtos irritantes nessa região pode perturbar os níveis de pH, tornando-a mais ácida e, consequentemente, aumentando os riscos de infecções, como candidíase. O melhor é optar sempre por produtos sem perfume.

3. Nada de roupas de ginástica por muito tempo

A ideia de tomar um café da manhã reforçado depois de um treino suado, por exemplo, pode ser um grande motivador, mas ficar com as roupas de ginástica por muito tempo não é nada bom para a vagina. Roupas com suor criam um local perfeito para a proliferação de fungos e também bactérias nocivas, especialmente se forem apertadas e feitas de látex ou poliéster. Então, o ideal é tomar um banho logo após o treino e vestir roupas leves antes de continuar a realizar as outras tarefas do seu dia.