Pular para o conteúdo

Benjamin Damini comemora mudança de nome após transição de gênero; saiba a importância do momento

Da Redação

20/10/2020 16:58




Benjamin Damini comemorou a mudança de nome e gênero em sua certidão de nascimento, nesta terça-feira (20).

O ator, que contou sobre sua transição de gênero em setembro deste ano, exibiu o documento, registrado em um cartório de Sorocaba, no interior de São Paulo, no dia 7 de julho de 2020, com as novas informações.

benjamindamini 120595557 2487423668229057 6064662942004509490 n 1 1024x683 - Benjamin Damini comemora mudança de nome após transição de gênero; saiba a importância do momento
Crédito: Instagram/@benjamindamini

“Quando retifiquei meu nome para dizer que está liberado fazer meu mapa astral”, brincou.

Anteriormente, o artista relatou como foi o processo de aceitação desde a infância até atualmente, passando por momentos de depressão profunda e o uso de remédios fortes.

“Aos 21 anos, renasci Benjamin. Sem agressividade. Sem depressão. Sem remédios. Me perdoa por não ter te aceitado antes”, escreveu ele.

Importância da mudança de nome

Para muitos transsexuais, a questão do nome e gênero na certidão de nascimento é um passo muito importante a ponto de alguns considerarem uma nova data de nascimento.

As informações que estão descritas no documento original podem ser consideradas um peso e geram incômodo. A partir do momento que o nome social passa a ser registrado, é perceptível uma redução significativa de sofrimento psíquico quando o processo é concluído.

Um estudo da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, mostra que quando esse nome é aceito por quem convive com os adolescentes transgênero, seja em casa, na escola ou no trabalho, a propensão desses jovens à depressão e ao suicídio cai drasticamente.

Os pesquisadores compararam os indivíduos que eram chamados pelo nome que escolheram e os que continuavam a ser tratados pelo nome atribuído após o nascimento. A diferença foi clara: o primeiro grupo relatou 71% menos sintomas de depressão severa, 34% menos pensamentos sobre suicídio e 65% menos tentativas de suicídio.

 

Saiba mais

Benjamin Damini recebe apoio de famosos após transição sexual; entenda a importância

Marília Mendonça convida transsexual para conscientizar público após polêmica; entenda a importância

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BENJAMÍN (@benjamindamini) em

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS