Doutor Jairo
Leia » Contracepção

Banheira, piscina e lençol sujo: tem risco de engravidar?

Muita gente tem dúvida sobre os riscos de se ter algum contato íntimo dentro da água - iStock
Muita gente tem dúvida sobre os riscos de se ter algum contato íntimo dentro da água - iStock

Muita gente cresce ouvindo histórias assustadoras sobre gravidez que acontece “do nada”: na piscina, na banheira, numa cama que alguém usou antes ou só porque teve contato com água onde houve ejaculação. Essas dúvidas são muito comuns, especialmente entre jovens, e acabam gerando ansiedade, culpa e medo desnecessário.

Por isso, reunimos três perguntas comuns sobre estes temas: contato com sêmen fora do corpo, sexo dentro da água e o uso correto da camisinha. Entender como a gravidez realmente acontece é essencial para se proteger, tomar boas decisões e evitar preocupações que não fazem sentido do ponto de vista médico.

1. É possível engravidar numa piscina ou banheira em que algum homem tenha ejaculado recentemente?

Não existe nenhum risco de gravidez nesse caso. A menina pode ficar dias ali ou, até mesmo, sem biquíni, que não há possibilidades de engravidar se o homem ejaculou dentro da piscina ou banheira. Por quê? Porque é inviável para um espermatozoide navegar pelas águas desse tipo de ambiente, resistindo ao cloro e à distância. 

2. Se eu deitar em uma cama que talvez esteja suja de sêmen, tem como eu engravidar? 

Não existe risco nessa situação. Não tem como uma mulher engravidar em uma cama que esteja suja com um pouco de sêmen, pois, como ele seca rápido, os espermatozoides perdem a capacidade de se mover em pouco tempo.

O que costumamos dizer é que a única chance de alguém engravidar na cama é se ela tiver relações sexuais nela. E o mesmo vale para a banheira, OK?

3. Se houver penetração durante o banho com camisinha pode ter risco de engravidar por conta da água?

Não. O risco de gravidez existe quando o pênis está dentro da vagina e ejacula. Isso pode acontecer dentro da água ou fora da água. Se vocês estão transando dentro da água sem camisinha e ejacula, tem risco. Embora seja mais difícil a gente conseguir uma penetração dentro da água, pois a água cria uma barreira, uma resistência maior. Mas pode acontecer!

Muitos casais fazem o encaixe fora da água e depois vão para a água, e aí sim, sem camisinha e com ejaculação, há risco de gravidez.

Mas, no caso, você fazer a penetração com camisinha o tempo todo, não é a presença da água que vai definir o risco maior ou menor. Se vocês estão com camisinha, vocês estão protegidos.  

4. Se eu transar com a minha namorada dentro da piscina sem camisinha, corro o risco de engravidá-la? 

A resposta é sim! Se o pênis está dentro da vagina, independentemente de o casal estar dentro da piscina, no mar, na cama ou no sofá, tem risco de gravidez. 

Se os dois estiverem nadando na piscina, o homem ejacula de uma lado e a mulher está do outro, o espermatozoide não é capaz de nadar e entrar dentro da vagina. 

Entretanto, se essa ejaculação acontece dentro do canal vaginal, mesmo em contato com a água, as chances de gravidez, bem como de contrair uma infecção sexualmente transmissível (IST), existem. Por isso, o recomendado é sempre se cuidar e usar preservativo em qualquer situação. 

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr