Doutor Jairo
Leia » Alimentação

Alimentos roxos: conheça os benefícios que eles trazem à saúde

Frutas e legumes roxos contêm antocianinas, antioxidantes que previnem e reparam os danos celulares - iStock
Frutas e legumes roxos contêm antocianinas, antioxidantes que previnem e reparam os danos celulares - iStock

Redação Publicado em 06/12/2021, às 11h00

Alimentos de cor roxa incluem várias frutas e vegetais, como berinjela e uvas, eles podem trazer vários benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas e catarata. Consumir todas as cores do arco-íris envolve uma variedade de frutas e vegetais, incluindo alimentos roxos. Definir a intenção de adicionar produtos roxos às refeições pode encorajar as pessoas a experimentar novos alimentos e tornar sua dieta mais saudável.

A cor roxa de frutas e vegetais indica um rico conteúdo antioxidante, que pode ajudar a melhorar a saúde geral e prevenir problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e câncer. Conheça alguns benefícios para a saúde trazidos por frutas e vegetais roxos.

Benefícios para a saúde

Frutas e vegetais roxos são uma adição nutritiva a uma dieta saudável para muitas pessoas, o que pode ter benefícios fisiológicos e psicológicos. O aumento da ingestão de frutas e vegetais pode ajudar a diminuir o risco de condições de saúde, como obesidade, catarata e doenças cardíacas.

Eles contêm antocianinas, antioxidantes que previnem e reparam os danos celulares. São pigmentos naturais responsáveis pelas cores vermelha e azul em certas plantas. Os antioxidantes podem ajudar a prevenir câncer, doenças cardíacas e neurológicas. Eles também podem proteger contra radiação, patógenos e condições de estresse.

Comer alimentos roxos ricos em antocianinas pode ser particularmente benéfico para pessoas que consomem uma dieta rica em gordura, o que pode levar à obesidade. De acordo com um estudo animal de 2017, consumir uma dieta rica em gordura que inclua batata ou cenoura roxa pode oferecer benefícios metabólicos e cardíacos. No entanto, estudos em humanos são necessários para confirmar esses benefícios.

Frutas e vegetais roxos também podem ajudar as pessoas a pensar com mais clareza e calma. Uma revisão de 2019 sugere que os alimentos roxos com alto teor de polifenol têm um impacto positivo no funcionamento cognitivo. Os polifenóis são antioxidantes à base de plantas.

Confira:

Lista de frutas roxas

Aqui estão algumas frutas roxas que podem ajudar a melhorar a saúde.

Uvas roxas: as uvas roxas contêm fitonutrientes que podem ajudar a prevenir o crescimento de células cancerosas, reduzir o colesterol e diminuir a agregação plaquetária.
Amoras: podem melhorar a saúde digestiva, promover a perda de gordura e reduzir inflamação. Também são uma boa fonte de vitamina A, C e K.
Groselhas negras: são ricas em antocianinas e podem ter um efeito positivo nos níveis de colesterol e na visão.
Mirtilos: essa fruta azul-roxa é rica em polifenóis, incluindo flavonoides e ácidos fenólicos. O mirtilo pode ter propriedades que aumentam o humor e melhoram a função mental, também podem aliviar a inflamação e são uma boa fonte de fibra.
Suco de uva Concord: pode ter um efeito positivo na memória espacial, tempo de reação e função da memória. Também pode ajudar a aumentar a calma.
Figos: essas frutas mediterrâneas são benéficas para a saúde digestiva, respiratória e reprodutiva. Os figos também ajudam a reduzir a gordura corporal, diminuir a inflamação e prevenir o câncer.
Ameixas: contêm antioxidantes que melhoram a saúde dos ossos e a digestão, além de reduzir a inflamação. Eles também ajudam a diminuir a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue.
Açaí: pode melhorar a função cognitiva, a saúde do coração e os níveis de colesterol.

Lista de vegetais roxos

Os vegetais roxos são ricos em vitaminas e oferecem muitos benefícios à saúde.

Cebola roxa: possui também antocianinas, um antioxidante que reduz o risco de problemas cardíacos. Um estudo realizado com mais de 43 mil homens mostrou que aqueles que consumiam 613 mg por dia de antocianinas tiveram uma redução em 14% no risco de ter ataque cardíaco.
Beterraba: têm propriedades anti-inflamatórias. Também podem ajudar a reduzir a pressão arterial e melhorar a saúde do coração, podem prevenir o câncer, melhorar a digestão e a saúde intestinal.
Repolho roxo: esse vegetal brilhante pode ajudar a prevenir doenças, incluindo câncer. Também pode reduzir a inflamação associada a doenças cardiovasculares.
Milho roxo: o milho roxo é uma variedade produzida nos Andes peruanos. Ele pode ajudar a prevenir diabetes e certos tipos de câncer. Também pode aumentar a perda de peso, reduzir a inflamação e melhorar a visão.
Batata roxa: a batata roxa pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir o risco de câncer de cólon.
Batata-doce roxa: a forte atividade antioxidante da batata doce roxa é devido ao seu alto teor de antocianinas. O vegetal pode ajudar a reduzir a inflamação e aumentar a imunidade.
Cenoura roxa: a cenoura roxa tem origem na Ásia, é rica em fitonutrientes, incluindo antocianina. Também têm altos níveis de alfa e betacaroteno que podem aumentar a imunidade e melhorar a saúde ocular.
Berinjela: são ricas em antioxidantes e fitoquímicos, incluindo ácido ascórbico, fenólicos e flavonoides. Seu conteúdo de polifenóis pode ajudar a prevenir danos ao fígado. A berinjela também pode ajudar a melhorar as condições inflamatórias, como bronquite e asma.

Riscos e considerações

Frutas e vegetais roxos são seguros para a maioria das pessoas que os consomem em quantidades moderadas. Eles contêm carboidratos, que podem se tornar prejudiciais à saúde em grandes quantidades. No entanto, os carboidratos complexos dos alimentos roxos são geralmente saudáveis e uma boa alternativa aos carboidratos refinados, como o arroz branco.

Fonte: Medical News Today

Veja também: