Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

9 dicas saudáveis para gerenciar o estresse de fim de ano

Colocar expectativas em si mesmo sobre ter feriados perfeitos pode aumentar o estresse - iStock
Colocar expectativas em si mesmo sobre ter feriados perfeitos pode aumentar o estresse - iStock

Redação Publicado em 15/12/2022, às 12h00

O estresse não é inerentemente bom ou ruim. É qualquer coisa que represente um desafio para os sistemas do seu corpo, física e mentalmente – ou ambos. E também pode te ajudar a se destacar, atingir metas e se sentir motivado. Também pode durar muito tempo, o que pode fazer você se sentir ansioso e sobrecarregado. A boa notícia é que o estresse não precisa ser seu companheiro constante nesta época festiva. A seguir, veja nove dicas para lidar com o problema!

1. Definindo limites

Definir limites pessoais pode ajudar a evitar o esgotamento e a expressar seus desejos e necessidades de maneira eficaz. “Os limites podem ser um limite financeiro para dar presentes”, diz Jewel Weah, conselheira profissional de Kerrville, Texas, à Psych Central à Psych Central.

Identifique quais tópicos estão fora dos limites para você. Se estiver viajando para ver a família, os limites podem parecer como decidir onde vai ficar e com quem”, completa.

2. Aplicando o autocuidado

O autocuidado é a prática de ser gentil consigo mesmo, mostrando autocompaixão e dando tempo para seus desejos e necessidades. Foi demonstrado em uma pesquisa de 2019 que isso trouxe vários benefícios psicológicos em diversas populações.

Cuide de você. Pegue os aromas natalinos, como canela e outros temperos de doces, os que você quiser, e use-os em um banho ou como óleos essenciais. Acima de tudo, não compare sua comemoração com a de outra pessoa", afirmou Tina Baxter, uma enfermeira registrada de prática avançada de Anderson, Indiana, à Psych Central.

3. Pré-planejamento

Tina também sugere focar no pré-planejamento e na preparação sempre que possível. “Se a sua receita favorita pede leite condensado, esperar até a véspera de Natal para obtê-lo pode causar algum estresse adicional, pois pode estar esgotado nos mercados perto de você.”

4. Planeje um tempo de silêncio

No meio de todo o seu planejamento, agendar algum tempo de silêncio pode ser útil. Um estudo de 2006 descobriu que dois minutos de silêncio tiveram um impacto positivo na pressão sanguínea e na circulação, diminuindo os níveis de estresse de forma mais eficaz do que ouvir música relaxante. Como estamos ocupados nesta época, no entanto, se você não colocar esse tempo de silêncio em seu planejador, talvez nunca consiga se concentrar na experiência.

5. Crie estratégias de compras

Tina recomenda a criação de estratégias de experiências de compras para ajudar a evitar confrontos ou cenas em lojas lotadas e estressantes. Ela diz para se fazer perguntas como:
"É mais fácil fazer compras à noite, depois que as crianças estão na cama e seu parceiro pode cuidar delas? É melhor para você fazer compras de manhã cedo, antes que as multidões cheguem? O item é fácil de encomendar on-line, com bastante tempo para chegar aqui antes das festas?". Se a resposta for sim, prefira essas opções.

6. Mantendo suas rotinas regulares

Há uma razão pela qual você encontra conforto em hábitos e rotinas. De acordo com a Mental Health America, as rotinas ajudam a melhorar o bem-estar mental e físico e podem auxiliar na resiliência geral.

Continue a praticar sua rotina matinal o máximo possível, se isso for algo que o motiva”, diz Carrie Cohen, assistente social clínica em Tampa Bay, Flórida. “Quando estamos ocupados, desistimos de nossas rotinas. As rotinas ajudam a nos manter no lugar e nos manter com os pés no chão”, declarou à Psych Central.

7. Tente evitar confrontos familiares

Pode ser tentador finalmente deixar seu tio saber como você se sente sobre as opiniões políticas dele, mas as festas podem não ser o melhor momento para tópicos quentes. Jenn Hardy,  psicóloga em Maryville, Tennessee, diz que isso pode ser uma forma de fidelidade aos limites pessoais. “Não há problema em guardar isso para outro dia”, diz ela. "Considere manter um limite de não discutir questões importantes durante suas reuniões. Venha preparado com frases que você pode usar para manter um limite."

8. Esqueça a “experiência do Pinterest”

Colocar expectativas em si mesmo sobre ter feriados perfeitos pode aumentar o estresse que já envolve essas reuniões. Tudo bem se a configuração da sua mesa não for perfeita para estar no Pinterest. “Os trabalhos manuais de seu filho não precisam ser tão criativos e estilizados quanto seus pins favoritos do Pinterest”, diz Jenn. “Quando você desiste da perfeição, você ganha de volta momentos de tranquilidade e calma.”

9. Compartilhando a responsabilidade

Sentindo que há muito na sua lista de tarefas de fim de ano? Não há problema algum em delegar responsabilidades ou pedir ajuda. Também não há problema em procurar suporte profissional. “É bom ter um tempo extra com seu terapeuta, grupo de apoio ou similar para que você tenha um espaço dedicado para expressar seus sentimentos”, diz Carrie. “Sentimentos são mais propensos a serem contidos dessa maneira, em vez de serem desabafados quando você não quer.”

O que causa o estresse de fim de ano?

O que causa esse estresse pode ser diferente para cada pessoa, mas fatores comuns, de acordo com o relatório 2021 Holiday Stress da Associação Americana de Psiquiatria, incluem:

  • Encontrar presentes que sejam acessíveis;
  • Dinâmica familiar/interações sociais;
  • Solidão;
  • Expectativas irrealistas;
  • Muita pressão/responsabilidade;
  • Uma sensação de perda;
  • Presença de condições de saúde mental;
  • Memórias mais afetuosas das épocas passadas.

Sintomas de estresse no fim de ano

O estresse de fim de ano não é diferente de outras formas inúteis de estresse – é apenas específico dessa temporada. Os sintomas que indicam que isso pode ser problemático são:

  • Esquecimento;
  • Emoções erráticas;
  • Mandíbula apertada;
  • Dores de cabeça;
  • Aumento de infecções/doença;
  • Irritabilidade;
  • Indiferença em relação a interesses passados;
  • Dores de estômago;
  • Defensividade;
  • Dificuldade para respirar;
  • Baixa autoestima;
  • Fadiga;
  • Mudanças de peso;
  • Diminuição da libido;
  • Busca de gratificação instantânea;
  • Distúrbios de sono;
  • Comprometimento cognitivo;
  • Dores musculares.

Próximos passos

Agendar o autocuidado, preparar-se o máximo possível com antecedência e estabelecer limites pode ajudar a lidar com o estresse de fim de ano. Se você está se sentindo muito pressionado nesta época do ano, passar mais tempo com seu profissional de saúde mental ou rede de apoio pode ajudar a lidar com a situação.

Fonte: Psych Central

Veja também: