Doutor Jairo
Leia » Atividade física

5 variações de flexão de braços para fortalecer peito e tríceps

As flexões de braços são exercícios que ativam, sobretudo, os músculos peitorais e tríceps - iStock
As flexões de braços são exercícios que ativam, sobretudo, os músculos peitorais e tríceps - iStock

Redação Publicado em 11/12/2021, às 06h00

A flexão de braços é um exercício que usa o método da calistenia e, por isso, pode ser feita em qualquer lugar, inclusive em casa ou no parque, pois não necessita de halteres, anilhas ou aparelhos: apenas com o peso corporal é possível fortalecer e definir a musculatura.

As flexões de braços são exercícios que ativam, sobretudo, os músculos peitorais e tríceps. A prática consiste em apoiar ambos os braços no chão e flexioná-los. Porém, diversas variações do exercício, de diferentes dificuldades, podem ser feitas.

A flexão de braços é excelente para fortalecer os músculos e para queimar calorias, mas vale lembrar que, antes de iniciar uma série de exercícios, é importante consultar um profissional da educação física.

5 variações de flexão de braços

A seguir, conheça cinco variações possíveis da flexão de braços e pratique de duas a três vezes na semana, alternando com outros exercícios musculares.

1. Flexão com as pernas apoiadas

É indicada para praticantes iniciantes, pois o apoio das pernas facilita o movimento de flexão dos braços, tornando o processo de descer e subir mais fácil.

2. Flexão comum

Aqui, sem o apoio dos joelhos, a dificuldade aumenta. Este exercício é um dos mais usados para fortalecer os músculos peitorais e tríceps.

3. Flexão inclinada

Com os pés apoiados em uma cadeira ou qualquer elevação fixa, faça o movimento de flexão. O exercício recruta, sobretudo, os músculos superiores do peitoral e os tríceps.

4. Flexão declinada

Aqui, fica-se numa posição de inclinação com relação ao chão, apoiando os braços em uma barra fixa ou até em uma mesa. Recruta a região inferior do peitoral.

5. Flexão fechada

Com os braços mais fechados e próximos ao tronco, este exercício exige maior força dos músculos do tríceps e da parte interna do peitoral.