Doutor Jairo
Leia » Saúde mental

13 dicas fáceis para melhorar seu humor

Um estudo italiano descobriu que músicas de ritmos rápidos também podem ajudar a acalmar - iStock
Um estudo italiano descobriu que músicas de ritmos rápidos também podem ajudar a acalmar - iStock

Redação Publicado em 15/10/2025, às 10h00

Às vezes, você está em um dia ruim ou se sentindo triste e desanimado, e precisa de um estímulo mental para sair dessa situação. Existem alguns passos simples que você pode seguir para criar um "hábito de felicidade" que pode ajudar a superar um momento difícil. Essas dicas não substituem o tratamento para depressão grave, ansiedade aguda ou outros problemas clínicos. Se precisar de ajuda, procure um médico, um amigo ou familiar de confiança.

A seguir, 13 dicas fáceis para você investir:

1-Controle a desordem

A desordem simplesmente deixou tudo bagunçado, e parado. E esse é o problema. Estudos descobriram que, quando você está cercado de coisas, o caos visual vai direto para o seu cérebro. Ele distrai e atrapalha sua capacidade de processar informações. Outras pesquisas mostraram que uma casa desorganizada aumenta o cortisol, o hormônio do estresse, especialmente em mulheres. Faça um plano agora mesmo para banir ou organizar sua desordem. Depois, escolha uma instituição de caridade ou ONG para doar o que não usa mais.

2-Compre algo bacana para você

Calma! Não precisa ser uma maratona de eletrônicos sofisticados ou uma peça cara de grife. Claro, algo bacana pode te animar por um momento. Mas pesquisas mostram que a verdadeira magia da chamada terapia de compras é a sensação de controle que você tem sobre o seu ambiente quando faz suas próprias escolhas. Então, experimente fazer compras inteligentes para te ajudar a sair da tristeza passageira. Apenas certifique-se de que suas escolhas também se encaixem no seu orçamento.

3-Invista em leitura

A saída mais rápida para o mau humor ainda é a mais simples: uma leitura envolvente. Estudos associam a leitura a melhorias nos sintomas de depressão, bem como à flexibilidade mental e à função cerebral. Certifique-se de que seja uma leitura prazerosa — não as notícias, o manual do seu computador ou mesmo a sua última escolha do clube do livro. Encontre um livro que você queria ler ou uma revista interessante. Reserve pelo menos 30 minutos todos os dias para ler em paz.

4-Acaricie um amigo peludo

Em um estudo, estudantes universitários que relaxaram por apenas dez minutos com um cão ou gato dócil tiveram níveis de cortisol, um importante hormônio do estresse, reduzidos drasticamente. Mas você não precisa estar na faculdade para ter esses carinhos quentinhos. Passe mais tempo de qualidade com seu próprio animal de estimação ou seja voluntário em um abrigo ou evento de adoção para criar novos amigos peludos para abraçar e brincar.

5-Ouça música

Sim, a música clássica pode relaxar e aliviar a tensão. Mas e se o seu gosto musical for mais energético? Um estudo italiano descobriu que ritmos rápidos também podem ajudar a acalmar. Isso acontece quando a música para. Depois de ouvir músicas aceleradas, a pressão arterial e a frequência cardíaca dos participantes diminuíram. Então, seja sua música uma peça de Mozart ou um rock clássico, aumente o volume.

6-Prepare uma refeição

Um prato saudável pode banir a tristeza, com resultados rápidos e duradouros. Um estudo analisou jovens adultos com dietas ricas em frutas, vegetais e carnes magras ao longo de apenas algumas semanas. Eles relataram menos depressão do que um grupo que não se alimentava tão bem. Estudos demonstraram que a dieta mediterrânea, que tem grãos e azeite como alimentos básicos, pode aliviar a depressão em idosos. (Exercícios físicos e refeições compartilhadas também são partes essenciais dessa dieta).

7-Experimente a acupressão

Para praticar esta antiga arte de cura chinesa, pressione certos pontos do corpo para liberar a tensão. Isso pode diminuir a ansiedade e melhorar o fluxo sanguíneo. Experimente este movimento simples chamado yin tang, que se refere ao ponto médio entre as sobrancelhas. Sente-se e relaxe. Coloque o polegar ou o indicador entre as sobrancelhas. Pressione em pequenos círculos suaves por cinco a dez minutos. Repita várias vezes ao dia.

8-Encontre o seu fluxo

“Fluxo” é o seu estado de espírito quando você faz algo que o desafia e o realiza, sem muita pressão sobre o seu desempenho. Observe os destaques do seu dia ou da sua semana. Dica: entretenimento passivo, como maratonar uma série de TV ou no streaming ou jogar no computador, não é fluxo. Pense em dançar, cozinhar, pintar e até mesmo limpar a casa — atividades que o absorvem e colocam suas preocupações de lado. Reserve bastante tempo para elas.

9-Caminhe na natureza

A ecoterapia explora como o tempo de qualidade em contato com a natureza alivia o estresse, a ansiedade e a depressão. Um estudo de 2015 descobriu que pessoas que fazem caminhadas na natureza têm menor atividade nas partes do cérebro onde os pensamentos negativos podem se acumular. Comece com uma caminhada perto de casa ou uma trilha leve de cerca de meia hora, várias vezes por semana. Se você tiver coragem, aumente gradualmente para um "banho de floresta" de longo prazo (a versão japonesa de imersão na natureza). Funciona se você levar um amigo também.

10-Encontre substitutos da natureza

Mesmo que você esteja preso em casa ou que o tempo esteja ruim, estímulos naturais podem ter um efeito calmante semelhante. Um estudo descobriu que ouvir sons da natureza e até mesmo olhar fotos de belos cenários ao ar livre ou destinos dos sonhos pode levantar seu ânimo. Pesquisadores acreditam que é o foco literal "externo" que pode acabar com a melancolia mental, afastando sua mente de coisas negativas.

11-Tente um aplicativo

No mundo em constante evolução das ferramentas eletrônicas de saúde mental, você nunca precisa de uma consulta. Um aplicativo no seu smartphone não pode diagnosticar ou tratar uma condição como depressão ou ansiedade. Mas pode torná-lo consciente das suas emoções, o que pode ajudá-lo a lidar com elas. Você pode baixar podcasts, audiolivros e aplicativos inspiradores para se animar enquanto dirige, espera na fila ou caminha.

12-Encontre algo engraçado

Seja assistindo a vídeos engraçados de pessoas fazendo algo idiota, ou vídeos de cachorros ou gatos derrubando tudo pela casa, ou assistindo a uma comédia britânica espirituosa ou ouvindo um amigo contar histórias hilárias, encontre coisas que te façam rir. Livros de humor, podcasts engraçados ou piadas também são ótimas fontes. Estudos mostram que o riso — e a distração que ele proporciona — é um dos melhores estimulantes do humor.

13-Mantenha um sistema de apoio

Quando se sente deprimido, é fácil pensar que os outros deveriam saber como você se sente. Mas você precisa manter as linhas abertas. Reserve um tempo para amigos e familiares. Ofereça-se para ajudá-los quando puder — algumas pesquisas sugerem que pode ser mais inspirador dar apoio do que recebê-lo. E embora alguns especialistas digam que é melhor se encontrar pessoalmente, não hesite em recorrer a ferramentas eletrônicas como videochamada, bate-papo online e mensagens de texto para se manter próximo, se necessário.

Fonte WebMD