Pular para o conteúdo

Para ficar mais calma, cheire a camiseta suja do seu namorado

Jairo Bouer

14 de outubro 2019 7:51




cheiro700 - Para ficar mais calma, cheire a camiseta suja do seu namorado
Crédito: Fotolia

Sentir o cheiro do parceiro ou da parceira é capaz de reduzir os níveis de estresse de uma pessoa, segundo um experimento conduzido por pesquisadores da Universidade de British Columbia, no Canadá, e publicado no Journal of Personality and Social Psychology.

O estudo mostrou que mulheres ficam mais calmas após sentir o odor do namorado numa roupa. Por outro lado, o cheiro de um estranho causa aumento dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse secretado em momentos de tensão.

Os pesquisadores, do departamento de psicologia da universidade, acreditam que isso explica por que muita gente veste a roupa do parceiro ou assume o lugar dele na cama quando o casal dorme separado por causa de uma viagem a trabalho, por exemplo. Quem não faz isso de forma inconsciente pode começar a fazer: o experimento comprovou que o recurso funciona.

Para chegar à conclusão, a equipe recrutou aleatoriamente 96 casais heterossexuais. Os homens foram orientados a usar uma camiseta por 24 horas, evitando desodorantes e temperos que pudessem interferir no seu cheiro natural. As roupas, depois, foram congeladas para que o odor fosse preservado.

As mulheres foram escolhidas como “cheiradoras” da pesquisa porque elas, em geral, têm um olfato mais apurado que os homens. Mas os pesquisadores acreditam que os resultados valem para ambos os sexos.

Após entrar em contato com o cheiro das camisas, as participantes foram submetidas a um teste de estresse. As que sentiram o odor do respectivo namorado ou marido apresentaram menor níveis de cortisol antes e depois do desafio. Já as que foram expostas ao cheiro de um estranho apresentaram níveis mais altos do hormônio.

Para os psicólogos, ter reações diferentes diantes dos cheiros de conhecidos ou estranhos pode ter sido útil ao longo da evolução humana. Agora que ninguém mais dorme em cavernas o efeito pode ter utilidade para aumentar o bem-estar de casais que precisam dormir separados com frequência.

FIQUE POR DENTRO DAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS