Doutor Jairo
Assista » Rapidinhas

Tenho três filhos e não engravido de novo. Problema é com o parceiro?

Para ter certeza de quem está tendo dificuldade para engravidar, o ideal é procurar um médico
Para ter certeza de quem está tendo dificuldade para engravidar, o ideal é procurar um médico - iStock

Dr. Jairo Bouer Publicado em 08/01/2021, às 09h19

Na última "Rapidinhas com Jairo Bouer", uma seguidora contou que aos 48 anos já teve três filhas e um aborto. Agora, ela está em outro relacionamento há 5 anos mas não consegue engravidar. O parceiro já foi casado por 16 anos mas não teve filhos. A pergunta é: será que ele não pode ter filhos?

A primeira coisa a se notar é que, com o passar do tempo, fica mais difícil da mulher engravidar. Provavelmente, Leila teve as filhas antes dos 40 anos de idade e, por isso, foi mais fácil de ter uma gestação do que agora, aos 48 anos. Além disso, se o parceiro foi casado durante 16 anos e não teve nenhum filho, talvez ele mesmo possa ter uma dificuldade.

Geralmente, se considera que um casal tem dificuldade de ter filhos quando eles estão há pelo menos um ano sem usar método anticoncepcional, tendo uma vida sexual frequente e, mesmo assim, não conseguem engravidar.

Na população geral, hoje, 20% dos casais, ou seja, 2  em cada 10, têm dificuldade de ter filhos nesse prazo de um ano. Quando se analisa as causas, normalmente, em 40% das vezes, a dificuldade está com a mulher, nos outros 40%, está com o homem e nos 20% restantes a dificuldade está nos dois.

Por isso, o recomendado para saber com certeza onde está o problema é que a mulher vá ao ginecologista e o homem, ao urologista.

Saiba mais sobre o assunto: