Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Tenho só 23 anos e a minha libido está baixa; o que fazer?

Para prevenir a queda da libido, o ideal é ter uma vida saudável e cuidar da saúde mental - iStock
Para prevenir a queda da libido, o ideal é ter uma vida saudável e cuidar da saúde mental - iStock

Redação Publicado em 14/07/2021, às 19h00

Doutor, tenho só 23 anos e minha libido está muito baixa. Não sinto vontade de fazer nada. Namoro há cinco anos e tenho medo de perder a minha namorada. 

Primeiramente, seria importante entender as possíveis razões que podem estar provocando essa baixa na libido. A queda do desejo sexual pode acontecer em diversas situações: quando a pessoa está triste, desanimada, nervosa, estressada, pressionada por conta do trabalho ou estudos, o relacionamento está com problemas ou, ainda, a pandemia pode estar mexendo com as emoções. 

Em casos como esse, o ideal é avaliar todas essas questões da vida, como a alimentação, a rotina de exercícios, os relacionamentos afetivos e o que está acontecendo ao seu redor. Além disso, também pode ser proveitoso buscar a opinião de um especialista.  

Dá para prevenir a queda de libido?

Os cuidados básicos indicados que podem contribuir para a manutenção da libido e da energia sexual são os mesmos que a gente tem que ter para uma vida saudável: seguir uma alimentação balanceada, praticar atividade física com regularidade, evitar fumar e beber em excesso, prevenir altos níveis de estresse e cuidar da saúde no geral. 

Confira:

Quando isso acontece e cuidamos melhor do bem-estar físico e mental, acabamos desfrutando de uma maior qualidade de vida o que, consequentemente, implica na libido também. 

Outro ponto de atenção é a saúde financeira. Muita gente se atropela na questão do dinheiro - pessoas que compram muito, estão endividadas ou não conseguem pagar as contas, por exemplo - e isso influencia no psicológico e, obviamente, pode atingir a vida sexual. Essa, inclusive, tem sido uma realidade comum durante a pandemia e pode ser uma das razões para a piora na libido.

Para terminar, também é importante excluir transtornos que podem, eventualmente, impactar o desejo sexual. Por exemplo, a depressão ou os remédios usados para tratá-la. Então, é importante fazer uma avaliação nesse sentido.

Veja também: