Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Tenho 42 anos e ainda tenho medo de fazer sexo; e agora?

O termo virgindade está muito mais relacionado com o fato de a pessoa já ter começado a vida sexual - Arte
O termo virgindade está muito mais relacionado com o fato de a pessoa já ter começado a vida sexual - Arte

“Doutor, tenho 42 anos e gostaria de saber se sexo anal tira a virgindade. Eu ainda tenho muito medo de sexo!”

Em primeiro lugar, é preciso falar sobre o conceito de “virgindade”. Ser virgem é ter o hímen intacto ou já ter se engajado em algum tipo de atividade sexual?

Eu, como muitos outros especialistas e pessoas, acredito que virgindade tem muito mais a ver com a pessoa já ter começado suas práticas sexuais, independente de ser sexo vaginal ou anal. Houve um momento de penetração e de intimidade maior com a parceria, ela já iniciou sua vida sexual”, opina Jairo Bouer. 

Porém, no imaginário popular, a virgindade está ligada à presença ou não do hímen. Nessa concepção, fazer sexo anal não vai romper essa estrutura e, portanto, a mulher não “perderia a virgindade” vaginal.

Além disso, Jairo comenta que não gosta do termo “perder a virgindade” porque parece que o indivíduo está perdendo algo, o que não é verdade. Ele está iniciando um novo momento e etapa da sua própria vida.

Vale lembrar ainda que a ruptura do hímen pode acontecer, às vezes, com mulheres que nem tiveram uma relação sexual. Por exemplo, existem algumas situações em que ela introduz absorventes de uso íntimo, brinquedos sexuais ou, até mesmo, quedas e traumas. Tudo isso pode levar ao rompimento himenal sem que a pessoa tenha tido qualquer experiência sexual. 

Esses conceitos são importantes de serem discutidos para desconstruir um pouco esses tabus e estigmas que cercam a questão da virgindade”, comenta Jairo. 

Confira:

Medo de fazer sexo, e agora?

Em relação ao receio em fazer sexo, a recomendação é conversar com um especialista para procurar entender qual a origem dessa dificuldade em iniciar a vida sexual. Muitas pessoas não querem e/ou não vão fazer sexo durante a vida, ou seja, essa é uma questão que não faz falta e elas não apresentam isso como necessidade. 

Mas, nesse caso, parece que o sexo é um ponto importante. Existe o desejo, mas o medo em dar o primeiro passo ainda é maior, o que mostra que pode haver algum conflito que vale a pena buscar entender melhor para que a pessoa fique mais tranquila para ter a primeira experiência sexual.

Por fim, lembre-se que mais essencial do que questinamentos sobre “sexo anal tira ou não a virgindade”, e todas as outras questões que cercam a ruptura do hímen, é a pessoa estar bem com suas necessidades, vontades e desejos. 

Milena Alvarez

Milena Alvarez

Caiçara e jornalista de saúde há quatro anos. Tem interesse por assuntos relacionados a comportamento, saúde mental, saúde da mulher e maternidade. @milenaralvarez