Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Tenho 17 anos e não tenho barba; é normal?

Meninos que entram na puberdade mais tarde podem desenvolver a barba um pouco depois - iStock
Meninos que entram na puberdade mais tarde podem desenvolver a barba um pouco depois - iStock

Redação Publicado em 21/02/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 17 anos e não tenho barba, mas tenho uns pelos pequenos e finos que só consigo ver bem de perto. Será que eu vou ter barba algum dia?”

Se o menino começou o seu desenvolvimento do corpo, ou seja, entrou na puberdade, um pouco mais tarde, pode ser que esse processo de formação de pelos e da barba ainda esteja em andamento. Assim, talvez, daqui alguns anos ou meses, ele apresente ambos em maior quantidade.

Outra hipótese é que algumas pessoas têm mesmo menos pelos no corpo - e isso tem uma relação com o componente genético. Existe uma variação individual nesse ponto e não é necessário se preocupar. 

@jairobouer "SERÁ QUE EU VOU TER BARBA ALGUM DIA?” 🚨#jairoresponde #duvida #dicas #jairobouer #curiosidade #saude♬ som original - jairobouer

Dá para estimar o fim da puberdade?

Primeiramente, é sempre bom lembrar que a puberdade é caracterizada pelas mudanças que acontecem no corpo de meninas e meninos na época da adolescência. Essas alterações começam, normalmente, com 11 ou 12 anos, podendo ir até os 17 ou 18 anos. 

Quanto mais cedo elas começam, mais cedo acabam. E o mesmo acontece no contrário: quanto mais tarde as mudanças tiverem início, mais tarde elas terminarão. Assim, não dá para estimar um prazo exato para o fim da puberdade de alguém sem saber quando ela começou.

Confira:

Como cuidar bem da barba?

Apesar de o setor brasileiro de cuidados masculinos com estética e beleza crescer em ritmo acelerado, muitos homens ainda deixam de tomar os cuidados básicos para manter uma barba saudável. Veja alguns cuidados essenciais: 

  1. Aposte na esfoliação: a esfoliação da pele da barba remove o excesso de oleosidade e células mortas, desobstruindo os poros para permitir que os pelos cresçam no sentido correto, evitando a formação de cravos, espinhas e pelos encravados;
  2. Atenção ao pré e pós-barba: para aqueles que não querem cultivar uma barba enorme, os cuidados pré e pós-barba são fundamentais. O gel pré-barba protege a pele, prevenindo cortes e lesões, além de possuir ação emoliente e suavizante que facilita o deslizar da lâmina. Já o pós-barba é desenvolvido com ingredientes que ajudam a acelerar o processo de cicatrização natural da pele, além de extratos que acalmam, hidratam e refrescam;
  3. Não raspe ou apare a barba durante o processo de crescimento: os fios podem ficar rebeldes e difíceis de domar, o que pode acabar levando algumas pessoas a apararem suas barbas em uma frequência maior do que os pelos são capazes de crescer. O ideal é deixar a barba crescer livremente, pelo menos até você perceber um crescimento significativo;
  4. Capriche na hidratação: em barbas maiores, hidratar o pelo também se faz necessário. Prefira produtos em óleo que amaciam, dão brilho e revitalizam os fios, conferindo um aspecto natural e evitando o desconforto que uma barba excessivamente gordurosa e oleosa traz à pele.

Veja também: