Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Sono desregulado impacta no ganho de peso?

Durante o período de quarentena, muita gente teve oscilação no peso
Durante o período de quarentena, muita gente teve oscilação no peso - iStock

Redação Publicado em 31/03/2021, às 09h00

Com a vida mais em casa, o sono do meu filho ficou uma bagunça e eu acho que ele engordou. Uma coisa tem a ver com a outra?

Muita gente teve ganho ou perda de peso de uma maneira significativa durante a pandemia. Isso está ligado a vários fatores, como menos atividade física e uma pior qualidade da alimentação. 

Outra questão é que as crianças não estão mais indo para a escola e não têm o compromisso de acordar cedo. Sem essa rotina, os pais estão um pouco mais flexíveis com os horários para ir pra cama e até deixam as crianças mais tempo conectadas. Isso pode fazer com que haja uma irregularidade na hora de dormir e na quantidade de sono que a criança tem todo dia. O problema é que vários estudos apontam uma relação importante entre a irregularidade do sono e maior tendência para o ganho de peso.

Por isso, seria importante reorganizar a vida dentro de casa, procurando fazer mais atividade física, ter um horário certo de ir pra cama e uma alimentação mais saudável.

Se estiver difícil de colocar tudo isso em prática, o recomendado é procurar um profissional de nutrição ou um profissional comportamental.