Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Sinto dor de cabeça após o orgasmo; é normal?

A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock
A masturbação é um processo natural e faz parte da vida de homens e mulheres - iStock

Redação Publicado em 24/01/2022, às 18h00

“Doutor, tenho 13 anos, me masturbo todo dia e, às vezes, sinto dor de cabeça. O que pode ser isso?”

Algumas pessoas, depois da masturbação, realmente relatam sentir um pouco de dor de cabeça e desconforto. Inclusive, existe até um nome utilizado pelos médicos para descrever esse fenômeno: cefaleia pós-orgasmo.

Não dá para ter certeza e fechar um diagnóstico devido à idade e às poucas experiências. Mas, de qualquer forma, se for algo que comece a atrapalhar demais, talvez seja importante procurar um médico.

Caso contrário, se forem episódios que aparecem de vez em quando e não incomodem tanto, não é necessário ter maiores preocupações.

@jairobouer "DOR DE CABEÇA DEPOIS DO 0RGA$M0: O QUE PODE SER?” 🚨 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Por que as cefaleias pós-orgasmo existem?

Não se sabe exatamente quais são as causas desse tipo de dor de cabeça. Alguns acreditam que tenha a ver com o aumento da pressão arterial durante o ato sexual. Outros acreditam que ela é desencadeada pela liberação de alguns neurotransmissores que, por sua vez, provocam uma dilatação dos vasos da cabeça, provocando esse desconforto. Normalmente, a dor acontece no momento do orgasmo, mas também pode aparecer um pouco antes ou depois.

Confira:

Faz mal se masturbar todo dia?

Muitas pessoas costumam perguntar se existe uma quantidade máxima de vezes que um indivíduo pode se masturbar por dia. Normalmente, costumamos dizer que não.

O limite é o desconforto, a dor que a pessoa possa, eventualmente, sentir se ela exagerar muito ou se a frequência da masturbação estiver atrapalhando a sua rotina ou outras atividades durante o dia.

Além disso, da mesma forma como não há um máximo, também não existe um mínimo. Se o indivíduo quiser se masturbar uma vez por semana ou uma vez por mês e se sente confortável com isso, não há nenhum problema.

É importante lembrar ainda que a frequência da masturbação pode mudar em diferentes fases da vida. Há fases em que temos mais estímulos, animação e, consequentemente, podemos ter uma vontade maior de se masturbar. Em contrapartida, há períodos em que temos menos interesse no assunto.

Veja também: