Doutor Jairo
Assista » Tamanho

Será que o "dito cujo" ainda vai ficar mais grosso?

Garoto diz que tem dez centímetros de grossura - iStock
Garoto diz que tem dez centímetros de grossura - iStock

Tenho 13 anos, quase fazendo 14. Meu pênis mede quinze centímetros, só que a grossura dele é de dez centímetros. Tem como engrossar ainda mais?

Pelo que você está contando para gente, você tem um diâmetro de cerca de dez centímetros, e você quer saber se dá para ficar um pouco mais grosso.

Com 13 anos, ou quase 14, possivelmente você ainda não passou pelas fases mais intensas de mudanças no seu corpo durante a puberdade. Então sim, seu pênis pode crescer, ainda, tanto em tamanho quanto em espessura.

Mas, só para você saber, com quinze centímetros de comprimento e dez centímetros de diâmetro você já está na média do homem brasileiro.

Como medir o tamanho do pênis?

Primeiramente, para saber qual o tamanho do “dito cujo”, é preciso ter dois itens: o pênis e alguma forma de medida – uma régua ou trena – que seja flexível para conseguir uma precisão maior. 

Uma das principais dúvidas de quem quer descobrir o tamanho do pênis é se a medição deve ser feita por baixo, pelo lado ou por cima. Existem diversas técnicas e possibilidades, mas a mais aceita é a medida por cima. 

Nesse caso, é preciso que o homem encoste a régua no púbis – osso localizado próximo ao pênis – e estique  até a ponta do pênis (a glande). Obviamente, se o prepúcio tiver um, dois ou três centímetros a mais do que o pênis, não entra na conta.  

Assim, o que deve ser levado em consideração é a dimensão do corpo do pênis, desde a base dele (no púbis), até a ponta – a glande. Se a medida for feita pela parte de baixo, provavelmente o resultado será maior. Mas essa não é a contagem adequada. A mesma coisa vale para a medição pelo lado do pênis. 

Tamanho não é documento 

Em ereção, a média do tamanho do pênis brasileiro é de 13 a 14 centímetros. Porém, não importa se o pênis tem um centímetro a mais ou um a menos. Vale lembrar que tamanho não é documento e, além disso, encanar demais com essa questão pode aumentar o risco de problemas relacionados à autoestima e insegurança

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr