Doutor Jairo
Assista » Sexualidade

Qualquer coisa que faço acho que engravidei a namorada; será tocofobia?

Passar a mão de leve, encostar na entrada da vagina, depois de ter lavado a mão, não traz risco de gravidez - iStock
Passar a mão de leve, encostar na entrada da vagina, depois de ter lavado a mão, não traz risco de gravidez - iStock

Doutor, sou estudante de medicina e acho que estou com tocofobia. Não tive educação sexual na escola. Daí, qualquer coisa que eu faço com minha namorada, acho que ela pode engravidar. Tipo: se eu ejacular e lavar as mãos várias vezes é suficiente para matar os espermatozoides e evitar uma gestação indesejável quando tenho brincadeiras mais íntimas com ela?

Tocofobia é o medo desproporcional e irreal de engravidar ou de sentir muita dor no momento do parto. Em geral, falamos de tocofobia em mulheres, mas, obviamente, como o homem faz parte desse processo, desse risco de gravidez, a gente também pode encontrar esse medo desproporcional, essa fobia entre os homens. Não sei se é o seu caso, precisaria preencher alguns critérios.

De qualquer forma, a gente sabe que você tem uma preocupação um pouco grande, pelo menos, com o risco de uma gravidez quando tem brincadeiras mais íntimas com sua namorada. O que posso te responder, primeiro: se você ejaculou, sujou as mãos com um pouco de sêmen, lavou as mãos com água e sabão, ou usou álcool em gel ou, enfim, qualquer tipo de produto que limpa as mãos, não existe mais risco desses espermatozoides causarem uma eventual gravidez.

Falamos de risco gravidez em duas situações: penetração com ejaculação sem proteção, dentro da vagina; ou se o indivíduo ejacula nas mãos e, imediatamente, com os dedos sujos de sêmen, os introduz no canal vaginal. Aí, sim, está levando esses espermatozoides para quase dentro do colo do útero da parceira. Nessas situações haveria risco.

Agora, passar a mão de leve, encostar na entrada da vagina, depois de ter lavado a mão ou usado álcool em gel, não existe risco de gravidez, você pode ficar tranquilo em relação a isso.

Como um bom estudante de medicina, mesmo não tendo tido aula de educação sexual na escola, acho importante você se informar bem sobre esse assunto. E se você perceber que esse medo está irreal, está desproporcional, procure ajuda de um especialista em saúde mental.

Este conteúdo é uma parceria com BNews

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr