Primeiras vezes com camisinha: tem risco de engravidar?

Ela conta que além de usar preservativo, o parceiro tirou antes de ejacular

Dr. Jairo Bouer Publicado em 14/02/2026, às 10h00

Ela conta ter perdido a virgindade recentemente com o namorado - iStock

Doutor, tenho uma dúvida que está me deixando com medo de uma gravidez. Tenho 15 anos, recentemente perdi a virgindade com meu namorado. Nós usamos camisinha nas 2 vezes que houve penetração e pedi pra ele tirar o pênis antes de ejacular. Será que tem risco de gravidez? Eu não quero tomar pílula anticoncepcional, nem pílula do dia seguinte.

Não tem risco de gravidez pelo que você está contando pra gente. Vocês usaram camisinha nas duas vezes que vocês fizeram sexo. Usaram camisinha, imagino, desde o começo da relação sexual. E tiraram, ou seja, ele tirou o pênis da sua vagina antes de ejacular. Então, os riscos de uma gravidez nessas duas situações que você me contou são praticamente inexistentes, são muito, muito remotos.

Agora, por que que essa fobia de pílula anticoncepcional ou de pílula do dia seguinte? Eu acho que elas são recursos importantes que você deve considerar no futuro da sua vida sexual. Então, por exemplo, se vocês passam a fazer sexo com frequência, que tal conversar com um ginecologista sobre o melhor método contraceptivo pra vocês?

E se vocês investirem na camisinha, e nessa história de tirar o pênis da vagina antes de ejacular, se acontecer algum acidente de percurso, sei lá, a camisinha estourar ou se romper, e ele ejacular, não conseguir controlar a ejaculação, aí a recomendação é procurar o médico e discutir também um método de emergência como a pílula do dia seguinte.

Então não desconsidere todas as possibilidades de prevenção. Nessa história que você contou pra gente, o risco é praticamente inexistente. Cuide-se nas próximas vezes e boa sorte pra vocês.

sexo camisinha gravidez risco pílula

Leia também

Se parceiro nunca fez sexo o risco de IST é zero?


Ficou um pouco de ar dentro da camisinha; tem risco?


Tomar a pílula do dia seguinte com frequência faz mal?


"Tirar antes" nem sempre dá certo; entenda por quê