Doutor Jairo
Assista » Saúde sexual

7 dúvidas sobre a camisinha que é importante esclarecer

Você pode pegar camisinha de graça nos postos de saúde, inclusive se for menor de idade - iStock
Você pode pegar camisinha de graça nos postos de saúde, inclusive se for menor de idade - iStock

Se você está pensando em começar a sua vida sexual, ou se já começou e quer evitar tanto uma gravidez indesejada como uma infecção sexualmente transmissível (IST), a camisinha pode ser uma importante aliada.

Você sabe como colocar de maneira correta? Não sabe? Então, preste atenção nas dúvidas mais frequentes sobre esse tema!

1-Qual a diferença entre camisinha interna e externa?

A interna é aquela colocada diretamente dentro da vagina. Antigamente ela era conhecida como camisinha feminina. Ela é maior do que a interna, pode ser colocada bem antes da relação, e seu ajuste final acontece no momento da penetração. Já a externa, chamada antigamente de masculina, é aquela colocada ao redor do pênis momentos antes da penetração acontecer. A proteção das duas, quando a colocação é feita de maneira correta, é semelhante.

2-Duas camisinhas juntas aumentam a proteção?

Não! Você não precisa e não deve usar duas ao mesmo tempo. Duas camisinhas (uma interna e uma externa ou, ainda, uma externa em cima de outra) aumentam o atrito e podem elevar o risco das camisinhas se romperem. Uma só camisinha bem colocada, antes do início da penetração já garante proteção.

3-Quais os principais erros na hora de colocar?

Rasgar a embalagem com os dentes (o que pode danificar a camisinha), usar camisinha com data de validade vencida ou sem o selo de garantia do Inmetro, só colocar a camisinha depois que já começou a penetração (só para evitar a ejaculação), deixar bolhas de ar entre o pênis e o preservativo (isso também aumenta o risco de ruptura) e deixar vazar sêmen na hora de retirar (depois de ejacular o melhor é retirar logo para evitar risco de vazamento).

Confira: 

4-Posso usar camisinha junto com contraceptivo hormonal?

Pode sim, inclusive esse método (conhecido como combinado ou duplo), além de evitar as ISTs, aumenta ainda mais a proteção contra a gravidez indesejada.

5-O que faço se camisinha estourar e eu não tiver outra proteção?

Importante conversar com seu ginecologista para discutir o uso de pílula dia seguinte, caso você esteja no seu período fértil e avaliar o risco de ISTs. Ele pode pedir alguns exames e prescrever alguns medicamentos.

6-Menor de idade pode comprar camisinha sem a mãe ou pegar no SUS?

Sim, pode! A legislação brasileira garante acesso a todos os métodos contraceptivos para menores de idade, dos 13 aos 18 anos, respeitada sua privacidade, na rede pública e privada.

7-E se a camisinha se soltar dentro da vagina?

Caso isso aconteça (o que não é comum quando a camisinha é bem colocada e o pênis retirado logo após a ejaculação), a garota deve tentar tirar o preservativo com os próprios dedos de dentro do canal vaginal – e falar como ginecologista para orientações adicionais. Se ela não conseguir, tem que procurar o médico para que a camisinha seja retirada. Ela não pode ser “esquecida” dentro na vagina.

Este conteúdo foi feito em parceria com @oya.care

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr