Doutor Jairo
Assista » Dúvida

Pênis pode ter diminuído porque parei de me masturbar?

Garoto está preocupado com o tamanho e a inclinação do pênis - iStock
Garoto está preocupado com o tamanho e a inclinação do pênis - iStock

Tenho a sensação de que meu pênis diminuiu nos últimos tempos. Antes, quando eu ainda me masturbava, era maior. Será que é possível que essa diminuição seja por conta do desuso? Também desconfio que tenho a tal da doença de Peyronie, pois o clarinho ali fica inclinado para a esquerda. Me ajuda?

Olha só, acho que você está com Lamarck na cabeça – você se lembra da teoria do uso e do de uso do naturalista Jean-Baptiste de Lamarck? Ele dizia que os órgãos ou as partes do corpo que eram usadas se desenvolviam mais e eram mais passadas para as próximas gerações. E o que não era usado atrofiava, diminuía, e não era transmitido para as próximas gerações. Essa teoria caiu, porque não funciona.

Não existe isso! Então não é porque você se masturbava que seu pênis era maior, e agora que você não se masturba mais ele encolheu – esquece isso!

A doença de Peyronie é uma condição que vai provocando uma deformidade no pênis e, eventualmente, essas deformidades podem fazer com que ele tenha uma aparência menor. Mas se ele sempre foi inclinado para o lado, não é que você está desenvolvendo a doença de Peyronie. Provavelmente você tem o pênis um pouco mais torto, e tem muita gente que tem o pênis mais torto.

Talvez todas essas suas conjecturas sejam só impressões. Seu pênis não diminuiu, talvez seja uma coisa da sua cabeça. A não ser que você tenha ganho muito peso. A gente sabe que para quem ganha um pouco mais de peso, aquela gordura que fica mais localizada na base do pênis pode, também, trazer uma impressão de que ele diminuiu de tamanho.

Na dúvida, consulte sempre seu urologista!

@jairobouer "Sinto que ele diminuiu" 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude♬ som original - jairobouer

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr