Doutor Jairo
Assista » Suor

O que faço para evitar o chulé?

Bactérias adoram locais quentes, escuros e úmidos, como o interior de um sapato - iStock
Bactérias adoram locais quentes, escuros e úmidos, como o interior de um sapato - iStock

Como evitar essa situação tão desagradável que é ter chulé? Em primeiro lugar, é importante lembrar que todo mundo fica com os pés suados e com mau cheiro após uma atividade física muito intensa, ou depois de passar o dia inteiro usando o mesmo calçado. Ainda mais nos dias mais quentes.

É bom lembrar que não é o suor em si que vai causar o chulé, e sim as bactérias da pele. Elas adoram locais quentes, escuros e úmidos, como o interior de um sapato fechado.

Algumas pessoas, no entanto, transpiram muito mais do que o necessário para manter a temperatura temperal regulada. Elas sofrem de uma condição que a gente chama de hiperidrose.

Quando a hiperidrose afeta os pés, é comum esse suor que se acumula, e o cheiro mais intenso. Mas a hiperidrose também pode afetar outras áreas do corpo, como mãos e axilas.

O que é importante fazer para evitar o problema ou pelo menos tentar minimizar o suor e o mau cheiro nos pés? Veja, abaixo, alguns conselhos úteis:

  • Use palmilhas. Elas ajudam a absorver o suor dos pés e evitar que você escorregue dentro do calçado.
  • Talco pode ajudar. O produto pode absorver o excesso de umidade e também evita que os pés deslizem na palmilha.
  • Quando você usa um sapato ou um tênis o dia inteiro, é importante deixar o calçado secar no dia seguinte. Deixe em local aberto e arejado por pelo menos 24 horas. Ou seja: o ideal é nunca usar o mesmo calçado todos os dias.
  • Existem opções naturais, como fazer a imersão dos pés em uma solução de chá preto forte e frio. Também pode-se usar o óleo de melaleuca e bicarbonato nessa imersão. Só cuidado com o limão – a fruta, assim como outras receitas, podem causar manchas na pele.
  • Pode-se tentar usar um antitranspirante para os pés, ao invés de um desodorante simples. Esse tipo de produto tende a evitar o suor excessivo.
  • Se nada disso melhorar, procure um dermatologista para uma avaliação. Existem uma série de tratamentos específicos que podem ser prescritos por esse especialista.

Este conteúdo é uma parceria com o JC.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr