Doutor Jairo
Assista » Dúvida

É possível engravidar num vaso sanitário sujo?

A preocupação é de que tenha caído sêmen no assento do vaso sanitário - iStock
A preocupação é de que tenha caído sêmen no assento do vaso sanitário - iStock

Se um homem de 68 anos ejacular no banheiro e cair no assento do vaso sanitário e ficar meio sujo. Caso uma mulher vá fazer xixi e sem querer encoste a região da vulva, ela pode engravidar?

Não, não tem risco de gravidez dessa forma. Risco de gravidez só com ejaculação dentro da vagina, ou se o homem ou a mulher introduzirem os dedos sujos de sêmen dentro do canal da vagina. Tirando essas duas situações, não tem risco.

@jairobouer "É possível ficar grávida assim?” 😱 #jairoresponde#duvida#dicas#jairobouer#curiosidade#saude#gravidez♬ som original - jairobouer

Mitos sobre gravidez

Veja alguns mitos comuns sobre formas de engravidar que costumam deixar garotos e garotas encanados. Dê uma olhada: 

1. Engravidar de roupa

Mito. Não dá para engravidar usando roupa. Se o homem e a mulher estiverem de roupa íntima durante a intimidade, não há risco de gravidez.  As barreiras  colocadas entre o pênis e o interior da vagina dificultam que os espermatozoides cheguem em quantidades suficientes dentro do canal vaginal e, consequentemente, resultem em uma gestação.

2. Engravidar só com o dedo

Mito. Muita gente pergunta se é possível engravidar quando o menino coloca o dedo dentro da vagina da menina (sem que esteja sujo de sêmen). A resposta é não. Porém, atenção: apesar de o maior risco de gravidez estar na penetração, existe a possibilidade – mesmo que menor – de acontecer uma gestação se alguém introduzir os dedos sujos de sêmen dentro do canal vaginal. Em situações como essa, tudo depende da quantidade de sêmen que estava no dedo no momento da masturbação e se a mulher estava no seu período fértil. É muito difícil estimar uma probabilidade de gravidez, mas também não dá para descartar o risco.

3. Engravidar na água 

Mito. Algumas pessoas acreditam que se o casal estiver nadando em uma piscina, por exemplo, e o homem ejacular sem que haja penetração, poderia haver algum risco de gravidez, mas não é bem assim. O espermatozoide não é capaz de nadar e entrar dentro da vagina. Entretanto, se o pênis está dentro da vagina quando ocorre a ejaculação, independente de o casal estar dentro da água, as chances de engravidar são reais. Por isso, o recomendado é sempre se cuidar e usar preservativo em qualquer situação. 

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr